Unisanta Online realiza cobertura das eleições em tempo real | Boqnews

Baixada Santista

03 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Unisanta Online realiza cobertura das eleições em tempo real

29 alunos do curso de jornalismo informarão no site o andamento das eleições na região

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pela sexta vez, o jornal-laboratório Unisanta Online, elaborado por alunos de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, realizará em tempo real mais uma cobertura das eleições. Neste ano, 29 alunos -repórteres estarão divididos pelas nove cidades da Baixada Santista publicando informações de como estarão transcorrendo as eleições na região.

Sob coordenação dos professores Alexandre Sobrino, Daniella Aragão e Marcus Vinicius Batista, o processo já se tornou tradição na Universidade. A primeira cobertura foi em 2004, nas eleições municipais. Naquele ano, foram publicados cerca de 200 textos ao longo dos dois turnos, o que resultou em quase 25 mil acessos no portal universitário.

Na última eleição (2012), foram produzidas mais de 300 notas e 80 fotos por uma equipe de 25 alunos.
Segundo Daniella Aragão, nas últimas eleições municipais o portal teve mais de 80 mil acessos únicos, o que representa um número expressivo para um veículo laboratorial. “Só via Google foram mais de 55 mil acessos”, salienta.

Além do site, os internautas podem acompanhar as últimas atualizações pelo facebook  e twitter.

Experiência
A intenção da iniciativa é fazer o aluno vivenciar uma cobertura minuto a minuto. “Eles precisam postar pequenas notas durante todo o dia dando um panorama das eleições na Baixada”, explica a docente. “Durante a apuração, eles podem perceber a necessidade de analisar os dados e colocá-los o mais prontamente possível no site”. O tempo todo os professores acompanham o que é feito via chat.

Logo no primeiro ano como estudante, a jornalista Isabela Haiek participou das eleições do Online. Para ela, a experiência foi uma oportunidade de colocar em prática os ensinamentos recebidos na faculdade. “Participei em 2010 na cobertura das eleições gerais. Íamos até as escolas, falávamos com as pessoas responsáveis pelas zonas eleitorais e prestávamos atenção a cada detalhe que fosse interessar ao público. Todo esse processo foi estimulante”, conta.

Para acompanhar o que está acontecendo nas cidades da Baixada Santista, os alunos estarão divididos em três turnos, buscando informações ininterruptamente durante a manhã e a tarde. Após às 18 horas, a equipe acompanhará a apuração fazendo atualizações no site e nas mídias sociais, sob supervisão dos professores.

Parceria
De acordo com Daniella, o Online faz uma parceria com a Santa Cecília TV, que divulga notas produzidas pelos alunos na emissora. “Também uma parceria com o Primeira Impressão. Muitas vezes, os professores do PI enviam textos para o Online”, afirma.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.