Foto: João Pedro Bezerra

Santos

21 DE OUTUBRO DE 2021

UniSantos terá novo modelo de Educação Superior e mais instalações

Universidade Católica de Santos irá concentrar todos os alunos no Campus Dom Idílio José Soares

Por: João Pedro Bezerra

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) implantará um novo modelo de Educação Superior.

O anúncio foi realizado na última terça-feira (19), pelo reitor da universidade, Marcos Medina Leite.

De acordo com o reitor, o projeto irá elevar ainda mais o conceito da UniSantos que completou 70 anos de história em 2021.

O novo modelo de Educação Superior contará com três pilares: inovações no processo formativo, novo portfólio de cursos e remodelamento da infraestrutura.

Inovações na formação

Marcos Medina Leite ressaltou que todo estudante é um pesquisador e dessa forma, os alunos terão que desenvolver projetos de pesquisa, de forma obrigatória para concluir a graduação.

Além disso, haverá uma ampliação de internacionalização, curricularização da extensão, concepção de percursos formativos opcionais, entre outros pontos.

Essas ações acontecem desde 2017, mas vão gerar um impacto maior no próximo ano, com a retomada das aulas presenciais.

Vale destacar que a UniSantos segue com o ensino remoto até o final de 2021, por conta da pandemia da Covid-19.

“Um aluno de jornalismo poderá fazer aulas de sistemas de informação e matemática, para aumentar sua capacidade de aprendizado, isso é fundamental na formação do estudante, pois as profissões estão tendo uma interligação ainda maior nos últimos anos”, destacou Marcos Medina Leite.

O reitor também citou que o aluno não pagará um centavo a mais pelo novo método.

Novo portfólio

A UniSantos tem 61 cursos de graduação, sendo que 30 são presenciais e 31 em EAD. Segundo Marcos Medina, foi criada propostas inovadoras para atender novos cursos, como ciência de dados, biotecnologia, internet das coisas, inteligência analítica e defesa cibernética,

Para o reitor, o modelo de ensino à distância na universidade tem caráter para alunos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

“Apesar do EAD, queremos que os estudantes estejam na universidade, com encontros presenciais, sendo monitorados pelos coordenadores dos cursos, isso não é possível fazer com quem mora em outros estados do Brasil”.

Reitor ressaltou os planos da UniSantos/ Foto: João Pedro Bezerra

Remodelamento

A UniSantos irá concentrar todos os alunos no Campus Dom Idílio José Soares, localizado na Av. Conselheiro Nébias, na Vila Mathias.

Assim, as faculdades de Direito e Arquitetura vão sair do prédio do Boqueirão que será entregue a mantenedora da universidade, já no próximo ano.

O reitor afirmou que o propósito de unir todos os cursos em um único espaço começou no ano de 1999.Ao longo deste período, as turmas foram migrando para o novo campus, inaugurado em 2003.

Agora, a UniSantos terá uma expansão de sua infraestrutura.

Dessa forma, será construído novos prédios no local, onde se encontra o estacionamento.

De acordo com Marcos Medina, o espaço irá concentrar serviços de saúde e jurídicos à população, além da Católica Innovation Hub que será um ecossistema de inovação.

Além disso, o local contará com instalações esportivas e um teatro universitário.

O investimento da obra será de mais de R$ 11 milhões.

A preparação do terreno para os trabalhos já começou e a universidade agora precisa dar entrada na Prefeitura para o prosseguimento da obra.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.