UPAs de Santos registram aumento de 171% nos casos de síndromes respiratórias | Boqnews
Foto: Nando Santos

Santos

21 DE DEZEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

UPAs de Santos registram aumento de 171% nos casos de síndromes respiratórias

Surto de gripe preocupa a população

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretária de Saúde de Santos informou que do dia 1º ao dia 10 de dezembro, foram realizados 2.209 atendimentos nas três unidades de pronto atendimento municipais apenas para pacientes com sintomas de síndromes respiratórias.

Já no período de 11 a 20 de dezembro, foram 6.006 atendimentos registrados pelo mesmo motivo – aumento de 171%.

UPA Zona Leste

Um movimento intenso de pessoas e muita paciência para o atendimento, foi assim o dia na UPA Zona Leste de Santos, que fica na Av. Affonso Pena.

O surto de casos de gripe levou centenas de pessoas ao local.

Dessa forma, o posto de saúde ficou lotado.

Muitas pessoas esperaram o atendimento no lado de fora.

Além disso, tem a preocupação com a Covid-19, afinal a pessoa infectada com o vírus está próxima dos outros pacientes.

Um detalhe importante é que os sintomas da gripe e da Covid são parecidos.

Para se ter uma ideia, Nelia Kanagusiko precisou esperar mais de uma hora para ser atendida.

A situação não é diferente em outras UPAS da cidade e nos hospitais particulares que estão registando recordes de atendimento.

A Santa Casa de Santos também registrou aumento no número de pacientes. boqnews.com/cidades/santa-casa-de-santos-tem-mais-de-400-pessoas-com-sintomas-gripais-em-24h/

Prefeitura de Santos

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que diante da alta procura por atendimento nos últimos dias, disponibilizou mais um consultório e sala de triagem.

“A unidade segue todos os protocolos previstos para casos de síndromes gripais e Covid-19. Após avaliação médica, os pacientes suspeitos são encaminhados para sala de espera exclusiva. Vale destacar, ainda, que a unidade cumpre as recomendações de prevenção da Covid-19, como o uso de máscara”.

Além disso, o Poder Municipal ressaltou que a maior parte dos atendimentos refere-se a pacientes identificados pela classificação de risco da unidade nas cores verde ou azul, ou seja, sem urgência.

Exames

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos esclareceu que, na rede pública, a coleta de exames laboratoriais para Influenza só é realizada em pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, conforme protocolo instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, a quem pertence o Laboratório Adolfo Lutz, responsável pela análise das amostras.

Outra forma de coleta na rede de saúde de Santos é por meio do projeto Sentinela, do Ministério da Saúde, por meio do qual cinco pacientes por semana, atendidos na UPA Zona Leste com sintomas de síndromes gripais, têm amostra coletada. A quantidade de amostras coletadas por semana é estabelecida pelo Instituto Adolfo Lutz, dentro da sua capacidade de atendimento.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.