UPAs voltarão a ter triagem de pacientes covid-19 nas áreas externas | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

23 DE NOVEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

UPAs voltarão a ter triagem de pacientes covid-19 nas áreas externas

Centros de Triagem iniciam operação no dia 27

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir da próxima sexta (27), as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santos voltam a contar em suas áreas externas com centros de triagem exclusivo para pessoas com sintomas da covid-19. A medida visa ampliar o fluxo de separação destes pacientes dos demais diante do aumento da procura nas últimas semanas.

Na UPA Central, que tem o maior volume de atendimentos entre as três unidades de urgência e emergência (média de 450 por dia), 60 pacientes com quadro de covid-19 procuravam diariamente a unidade no mês passado. Em novembro, a média diária é de 100 pacientes – aumento de 66%. Já na UPA Zona Leste, são cerca de 90 pacientes covid-19 por dia e, na UPA Zona Noroeste, 40.

“Tendo em vista o aumento do número de casos, vamos retomar os centros de triagem, garantindo atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes com covid, em uma importante ação de enfrentamento”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Os centros de triagem funcionarão 24 horas em frente às UPAs Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias), Zona Noroeste (Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca) e Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/n°, Estuário). As estruturas modulares começam a ser montadas nesta segunda (23) com término previsto até quinta (26). O investimento do Município será de R$ 62 mil/mês pelas locações.

Os pacientes passarão pela checagem da temperatura à distância na entrada dos centros de triagem. O equipamento contará com equipes específicas, entre médicos e profissionais de enfermagem. Aqueles com sintomas da doença (febre; alterações respiratórias; perda de olfato e paladar e outros), entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas, poderão realizar a coleta para o teste RT-PCR, o mais indicado para o diagnóstico, seguindo o protocolo da rede estadual de laboratórios.

“Todos os protocolos já amplamente estabelecidos na nossa rede serão cumpridos e os pacientes que necessitarem de internação seguirão para observação nas áreas de isolamento das unidades”, explica o secretário de Saúde, Fábio Ferraz. Ele ressalta que após início da operação da UPA Zona Leste. Em 27 de agosto, a Cidade também passou a contar com um Centro de Testagem Covid-19 no antigo PS Provisório (Av. Afonso Pena, 386), que funciona todos os dias (24h) somente para atender casos suspeitos da doença.

Anteriormente, os centros de triagem nas áreas externas das três unidades de pronto atendimento funcionaram por cerca de quatro meses. Entre 10 de abril e 13 de agosto, realizando 27.888 atendimentos no período, quase sete mil por mês. A desativação ocorreu após a drástica redução dos atendimentos à época, superior a 30% entre junho e julho.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.