Utilização do Uber é discutida por técnicos de transporte | Boqnews
Foto: Divulgação

Trânsito

18 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Utilização do Uber é discutida por técnicos de transporte

O aplicativo, ainda sem histórico de utilização na região, tem gerado apreensões e proibições no País

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O Uber é um aplicativo de smartphone que presta serviço de forma semelhante ao táxi tradicional, com a diferença que o motorista precisa apenas se cadastrar no Uber para estar habilitado a prestar o serviço

O Uber é um aplicativo de smartphone que presta serviço de forma semelhante ao táxi tradicional, com a diferença que o motorista precisa apenas se cadastrar no Uber para estar habilitado a prestar o serviço

O aplicativo Uber e outros sistemas foram a pauta principal de discussão durante a reunião da Câmara Temática de Transporte Público de Passageiros e Trânsito realizada  na sede da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista).

O Uber é um aplicativo de smartphone que presta serviço de forma semelhante ao táxi tradicional, com a diferença que o motorista precisa apenas se cadastrar no Uber para estar habilitado a prestar o serviço. O aplicativo tem se tornado fator de preocupação e tem gerado apreensões de carros e proibições do aplicativo no País.

Os motoristas da Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração da empresa baseada na duração e distância da corrida. Por isso, também é conhecido como carona remunerada. Apesar da preocupação, os representantes da região não tiveram notícia do funcionamento clandestino do aplicativo ou de algum semelhante na Região Metropolitana da Baixada Santista.

O gerente regional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos na Baixada Santista, Rogério Plácido Neves, disse que já utilizou o serviço em Nova Iorque. Para ele, o principal problema é a falta de isonomia entre o aplicativo e o serviço de táxis.

Já a secretária de Transportes de Praia Grande e coordenadora da Câmara, Raquel Auxiliadora Chini, o problema é o fato de que não se conhece quem é pessoa para a qual você está solicitando os serviços, e tão pouco se sabe quais são as qualificações do suposto profissional.

O diretor de transportes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) Santos, Rogério Vilani, destacou que muitas empresas de táxi, como cooperativas, já criaram os seus aplicativos para modernizar o atendimento.

Sobre este assunto a Câmara deve se reunir daqui a duas semanas para discutir de forma mais aprofundada sobre os aplicativos, com a presença de outros especialistas e interessados no tema.

Outra pauta abordada na reunião foi a necessidade de uma unanimidade de regras sobre o problema com os fretamentos na região e as suas novas configurações, como por exemplo os veículos que transportam compras dos clientes para as suas casas, e na maioria das vezes não possui autorização para este deslocamento.

Os representantes chegaram a um consenso de enviar aos Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) uma solicitação para que o órgão tenha mais rigor na liberação do alvarás para os motoristas.

Raquel solicitou que os municípios, por meio de seus técnicos, participem mais dos fóruns nacionais que discutem assuntos de transportes e afins. Também convidou os representantes presentes a participarem do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que será realizado em Santos nos dias 23, 24 e 25 de junho.

Estiveram presentesalém da secretária de Transportes de Praia Grande e coordenadora da Câmara, do diretor regional da EMTU edo diretor de Transportes da CET-Santos, representantes de São Vicente, Itanhaém e Cubatão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.