Vacinação contra a gripe continua em 31 policlínicas de Santos na quarta (22) | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Saúde

22 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Vacinação contra a gripe continua em 31 policlínicas de Santos na quarta (22)

Santos já vacinou mais de 99 mil pessoas contra a gripe desde o início da campanha

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A vacinação contra a gripe continua nesta quarta-feira (22) em 31 policlínicas de Santos (veja endereços abaixo), das 7h30 às 16h. Unidades receberão novas doses já nas primeiras horas da manhã e a perspectiva é que os estoques estejam normalizados até o meio-dia.

Na última sexta-feira (17), o Governo do Estado encaminhou 53 mil doses a Santos – parte delas será disponibilizada nas policlínicas. O munícipe pode acompanhar em tempo real se a unidade do seu bairro tem vacina contra a gripe no Santos Portal: www.santos.sp.gov.br/portal/saude. Não haverá drive-thru nesta quarta (22).

Santos já vacinou mais de 99 mil pessoas contra a gripe desde o início da campanha, em 23 de março. Atualmente, está em vigor a segunda etapa, destinada a pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e internos da Fundação Casa (estes já imunizados na Cidade).

Quem fazia parte do público-alvo da primeira etapa e não se vacinou, pode procurar pela imunização também. Desse grupo fazem parte os idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e equipes de segurança e salvamento.

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional. Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

As pessoas com comorbidades e situação clínica especial podem apresentar um dos seguintes comprovantes; prescrição médica, receita de medicamento, anotação em prontuário das unidades de saúde, cadastro em programas de controle de doenças crônicas, comprovante de vacinação para influenza em anos anteriores ou caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza nos anos anteriores.

A terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, engloba professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população.

Em 2019, o Município aplicou 214 mil doses (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas com febre, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combatê-lo. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados, ou seja, de forma alguma causam a doença.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.