Vacinação contra a gripe em Santos tem novidade do drive thru | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

22 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Vacinação contra a gripe em Santos tem novidade do drive thru

Serão três postos do drive thru mantidos pela Prefeitura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Seguindo o calendário estipulado pelo Ministério da Saúde, a cidade de Santos inicia nesta segunda (23) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que abrangerá pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais da área da saúde.

Para proteger a população de um eventual contágio pelo novo coronavírus, a Prefeitura manterá três postos drive thru: quem for se vacinar, não precisa descer do carro, além de 31 policlínicas.
A versão drive thru da campanha funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nos seguintes locais: Santos Futebol Clube (Rua Princesa Isabel – Vila Belmiro), Ambulatório de Especialidades de Santos Dr. Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, 395 – Macuco) e Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia, 153 – Rádio Clube).

A vacinação nas unidades, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16 horas, também será feita de forma mais ágil, de acordo com orientação da Secretaria de Estado da Saúde.

O registro do fornecimento da dose será feito por meio de uma marcação simples em um documento chamado mapa: o munícipe informará apenas a idade.
Policlínicas com área externa ampla aplicarão a vacina do lado de fora, evitando aglomerações dentro da unidade.
“Temos que seguir o calendário proposto pelo Ministério da Saúde e adotamos todas essas medidas para minimizar os impactos da covid-19 na cidade”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.
Santos recebeu apenas 15 mil doses da vacina contra a gripe na última sexta-feira (20) – o público-alvo de toda a campanha na cidade é composto por 250 mil pessoas. Adquiridas pelo Ministério da Saúde, são distribuídas pelo Estado aos municípios. Dessa forma, a expectativa é que novas remessas sejam entregues nesta semana.

Outros públicos

A segunda etapa da imunização, que começa em 16 de abril, incluirá professores, agentes de forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas – diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Já a terceira etapa tem início em 9 de maio (sábado), abrangendo crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos com idades entre 55 e 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população da Cidade. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

Assim, a vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. No entanto, não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B e leva cerca de dez dias para que o organismo produza os anticorpos para combater esses vírus. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados – ou seja, de forma alguma causam a doença.

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Além disso, também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

Acamados

As pessoas acamadas receberão a vacina contra a gripe em domicílio, nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre como deve ser realizada a inscrição dos pacientes. Quem já é acompanhado pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi) não precisa se inscrever.

Esclarecimento

As vacinas contra a gripe em Santos serão oferecidas aos idosos independentemente da inicial do nome. Neste fim de semana, circulou nas redes sociais a informação de que cada dia da semana corresponderia a uma inicial – estratégia que não será adotada no município.

“O drive thru e o fato de as unidades realizarem um registro simples do oferecimento da dose garantirão agilidade no procedimento e o pronto retorno dos idosos para as suas casas”, complementa Fábio Ferraz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.