Vacinas para maiores de 90 anos em Santos já estão esgotadas | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Santos

08 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Vacinas para maiores de 90 anos em Santos já estão esgotadas

Doses acabaram em poucas horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A vacinação de idosos com 90 anos ou mais em Santos, iniciada nesta segunda-feira (8), se esgotou em poucas horas em 29 policlínicas e nos quatro postos drive thru montados pela Prefeitura. As duas mil doses disponibilizadas para esse segmento, que incluiu também os acamados já inscritos, foram imediatamente aplicadas.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, explicou que foram reservadas duas mil doses para atender esta faixa etária (a partir de 90 anos) porque, de acordo com o IBGE, Santos conta com 1.970 pessoas neste grupo. “A vacinação foi um sucesso. A adesão das pessoas nos surpreendeu”.

Segundo ele, a grande procura nas policlínicas, especialmente na da Ponta da Praia, resultou na distribuição de senhas para quem estava na fila. “Tomamos este cuidado para evitar que as pessoas esperassem na fila e fossem embora sem tomar a vacina”.

A expectativa é de que um novo lote disponibilizado pelo Governo Estadual chegue ao Município ainda esta semana para dar sequência à imunização dos idosos.

Indolor

Aliviado por ter tomado a primeira dose, logo cedo, na Policlínica do Jabaquara, Antonio Lopes, de 95 anos, disse não ter sentido qualquer dor ou desconforto ao ser imunizado. Ele estava acompanhado da esposa, Maria de Lourdes Cordeiro Alvarez, que está esperando sua vez de tomar a vacina. “Completo 90 anos daqui a quatro meses. Não vejo a hora de receber a dose”.

Quem também comemorou ao sair da Policlínica do Jabaquara foi Maria Helena da Costa Isaac, 91 anos. “Com a vacina, em breve já poderei ver meus netos”.

Alice Leopoldina Silva, 94 anos, parabenizou a equipe que estava vacinando no Jabaquara. Artênio Mateus Martins, 91 anos, precisou apenas atravessar a rua para ser vacinado. Ele mora em frente à Policlínica Jabaquara. “Agora estou na expectativa de tomar a segunda dose”.

Prioridade

Chefe do Departamento de Atenção Básica da Saúde, Cristian Mark ressaltou a importância de imunizar prioritariamente os idosos. “Os estudos mostram que o maior índice de letalidade da covid-19 se dá entre idosos a partir dos 60 anos. Nosso objetivo é preservar a vida destes idosos frente à pandemia”.

A prioridade ao idoso, nesta fase de vacinação, fez com que os responsáveis pela imunização vetassem a aplicação da dose em quem não estava incluído no grupo de pessoas com 90 anos ou mais, como cuidadores de idosos e trabalhadores da saúde.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.