Equipes de mobilizam para liberar áreas e efetuar limpeza pós-vendaval | Boqnews
Retirada de troncos e árvores em razão dos fortes ventos. Foto: Isabela Carrari/PMS-Divulgação

Santos

16 DE FEVEREIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Equipes de mobilizam para liberar áreas e efetuar limpeza pós-vendaval

Árvores tombaram em bairros como Aparecida, Boqueirão, Embaré e em alguns trechos da orla.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As fortes chuvas e ventos intensos, acima de 60km/h, com rajadas de 139,19km/h, registrados em Santos na tarde de quarta-feira (15), resultaram na mobilização de cerca de 250 pessoas, entre equipes da Prefeitura e da empresa de limpeza urbana, para reparar os estragos do mau tempo.

Há previsão de mais ventos nesta quinta.

Os registros da ventania foram apurados às 16h24 pela Praticagem de Santos.

Além disso, árvores tombaram em bairros como Aparecida, Boqueirão, Embaré e em alguns trechos da orla.

Por sua vez, na Rua Dagoberto Gasgon, nas proximidades do número 23, no Boqueirão, moradores acionaram as equipes da Prefeitura preocupados com uma árvore.

Sem sinais de enfermidade, estado fisiológico precário, nem risco de queda, a espécie não precisou ser removida.

Secretário das Prefeituras Regionais, Thiago Leal destaca que as equipes da Administração Municipal permaneceram até as 23h de quarta-feira em regime de atendimento emergencial, priorizando casos de risco, como árvores apoiadas na rede de energia interrompendo vias ou passeios.

“Contamos também com quatro caminhões cestos, três caminhões munck e um compactador”.

Segundo Leal,  15 trabalhadores atuam nestes atendimentos, além das equipes da Terracom e das prefeituras regionais para serviços de limpeza.

Ação

Portanto, na manhã desta quinta-feira (16), as equipes seguem com os trabalhos de limpeza e remoção, que vão se estender ao longo do dia, com mais de 100 trabalhadores e cerca de 15 caminhões e diversas máquinas, em um esforço concentrado de equipes das prefeituras regionais, Terracom e Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) para retorno da normalidade dos trechos atingidos pelo temporal.

Assim, desde as 6h desta quinta-feira, a Terracom distribuiu, em diversos pontos do Município, mais de 150 profissionais, entre os quais 78 ajudantes na raspação e recolhimento de galhos, 23 profissionais na varrição, 18 ajudantes na rastelação manual, dez motoristas, nove fiscais, seis coletores, quatro operadores de máquinas e dois encarregados.

A empresa está atuando com dez caminhões, duas pás carregadeiras e dois rastelos mecânicos.

Equipamentos trabalham para atender as áreas mais atingidas pelos fortes ventos. Foto: Isabela Carrari/PMS

Morros

Além disso, os morros de Santos estão em estado de observação.

Portanto, moradores destas áreas devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.

Dessa forma, em qualquer uma dessas situações, o munícipe deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos, o munícipe pode se cadastrar através do número 4099.

Assim, segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, entre outras medidas preventivas recomendadas aos moradores dos morros está evitar o despejo de lixo e detritos nas encostas que potencializem risco de escorregamento.

Além disso, especialmente durante o verão, não construir ou ampliar as residências sem a consulta aos setores responsáveis da Administração Municipal.

 

Leia mais

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.