O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 5 mil vagas abertas para 38 cursos de qualificação profissional do Via Rápida, com bolsa-auxílio de R$ 210, em 13 regiões do estado.
As inscrições devem ser feitas no site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 24 de julho.
Dessa forma, na Baixada Santista, são oferecidos os seguintes cursos:
Praia Grande
- Almoxarife
- Auxiliar Administrativo
- Operador de Empilhadeira
Bertioga
- Condomínios: Gestão de Infraestrutura e da Operação
Guarujá
- Logística
- Operador de Empilhadeira
Os cursos são para diversas áreas, como tecnologia, marketing, turismo e conteúdos para a internet e estão divididos em três modalidades: SP Criativo, SP Tech e Via Rápida.
Assim, entre as regiões participantes estão Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Central, Metropolitana, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Podem participar maiores de 16 anos e residentes do estado de São Paulo.
Dessa forma, a convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas têm previsão para início em 4 de agosto.
Assim, o certificado será entregue aos alunos com ao menos 75% de presença nas aulas.
Bolsa-auxílio
Portanto, os participantes do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajudar nas despesas, após a realização do curso.
Assim, para receber o auxílio, além de estar desempregado e ter concluído o curso com frequência mínima de 75%, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego.
Dessa forma, o pagamento será feito por meio do programa Bolsa do Povo.