Volume de energia economizado abasteceria Santos por oito dias, diz CPFL | Boqnews

Cidades

27 DE FEVEREIRO DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Volume de energia economizado abasteceria Santos por oito dias, diz CPFL

O Horário de Verão, que terminou à meia noite de sábado (25), teve duração de 133 dias. A CPFL Piratininga, distribuidora de energia elétrica que atende a Baixada Santista, registrou uma redução de 0,5% no consumo de energia elétrica nas regiões em que atua (27 cidades do Estado) e uma diminuição de 2,3% na demanda […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
O Horário de Verão, que terminou à meia noite de sábado (25), teve duração de 133 dias. A CPFL Piratininga, distribuidora de energia elétrica que atende a Baixada Santista, registrou uma redução de 0,5% no consumo de energia elétrica nas regiões em que atua (27 cidades do Estado) e uma diminuição de 2,3% na demanda no horário de pico, nesse período. Segundo a distribuidora, a economia corresponde a 27.800 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Sorocaba durante 5 dias, ou Santos por 8 dias.
Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), essa foi a 41ª edição do Horário de Verão no Brasil, cuja aplicação vem ocorrendo sucessivamente desde 1985. A economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que a defasagem de uma hora torna os dias mais longos. A medida também contribui para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior, exigindo por parte das empresas do setor elétrico atenção redobrada com esse horário de pico.
Decreto definiu padrões

O Horário de Verão foi adotado pela primeira vez em 1931, mas de forma consecutiva acontece há 27 anos. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal. Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído que a hora de verão de todos os anos, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal. No ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse foi o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.