Voos comerciais podem começar em 180 dias no Aeroporto de Itanhaém | Boqnews
11 de maio de 2011

Voos comerciais podem começar em 180 dias no Aeroporto de Itanhaém

Empresas aéreas demonstram claro interesse de trazer voos comerciais para o Aeroporto Regional Dr. Antônio Ribeiro Nogueira Júnior, de Itanhaém. A informação foi divulgada durante uma reunião com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo (Abetar) e do 4º Comando Aéreo Regional (IV Comar), com o prefeito de Itanhaém,  João Carlos Forssell, realizada hoje (11)


Representantes da empresa Trip sinalizam com a possibilidade de iniciar voos comerciais no aeroporto itanhaense dentro de 180 dias, desde que sejam feitas as adequações necessárias em sua infraestrutura.


O presidente da Abetar, Apóstolo Lázaro Chryssafidis, o Lack, ressaltou o potencial que a Cidade representa, por já servir como ponto de base para a Petrobras. “As empresas Trip e Passaredo já manifestaram interesse em participar de uma eventual implantação de voos comerciais. Acho que é coerente colocar Itanhaém na chamada rota do petróleo. E o aeroporto tem uma característica regional, pois poderia concentrar as operações aéreas da Baixada Santista”.


O gerente da Trip, Ronaldo Veras, explicou que a empresa acabou de implantar operações aéreas ligando Macaé, no Rio de Janeiro, com São José dos Campos, em São Paulo.  “A nossa intenção é colocar Itanhaém nesse circuito. Mas para isso será preciso fazer algumas pequenas ações na brigada de incêndio e em outros setores no aeroporto. São intervenções bem simples, que o órgão responsável, no caso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), certamente irá providenciar no tempo exato”.


Ronaldo Veras destacou que a condição geográfica de Itanhaém é extremamente favorável para o empreendimento. “As normas da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac) são bastante rígidas e terão que ser cumpridas a risca. Mas só o fato de estarmos organizados e mostrando interesse de implantar os vôos é um ponto mais do que positivo. Estamos muito confiantes”.


O prefeito João Carlos Forssell reafirmou a disposição de criar um centro especial de negócios voltados para a prestação de serviços, com dois milhões de metros quadrados. Um dos espaços que está em estudo fica no Suarão. A proposta consiste em seguir um padrão semelhante ao adotado pelo Município de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, que criou uma zona especial de negócios para atender o setor ligado ao petróleo e gás.


“Somos a Cidade da Baixada Santista com o maior número de áreas livres para crescimento urbano. Mas isso precisa ser bem planejado para que não ocorram impactos negativos no futuro”, sentenciou o chefe do Executivo.


Segundo um estudo divulgado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), o Município detém 4,9 mil hectares de áreas adequadas ou adequadas com restrições, conhecidas também como espaços vazios urbanos de interesse. A Região Metropolitana da Baixada Santista possui, de acordo com a Emplasa, 12,2 mil hectares livres.


Participaram da reunião Afonso dos Santos e Debaalbeck Costa, da empresa Gespi (especializada em manutenção de aeronaves, que já se dispôs a construir um hangar em Itanhaém), e Marcos Clare, da BR Aviation (que já atua em Itanhaém no abastaecimento de aeronaves), além de técnicos da empresa Passaredo, do representante do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), José Antonio da Fonseca,  do coronel Jorge Tebicherane, do IV Comar, e do tenente-coronel De Marchi, do Serviço Regional de Proteção ao Voo do Estado de São Paulo. Ambos colocaram os setores a disposição para eventuais ações de fiscalização e consultoria para ajudar a preparar o aeroporto.

Da Redação
Compartilhe:
✕

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

✕

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

✕

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.