Websérie celebra a arte da dança e artistas de São Vicente | Boqnews

Cultura

21 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Websérie celebra a arte da dança e artistas de São Vicente

Produção vicentina aborda a dança como atividade profissional e sua relação com a cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No próximo dia 23, estreia a websérie documental “Motirõ – A Dança e a Cidade”, projeto contemplado pelo edital ProAC Municípios – São Vicente/2019, modalidade do Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de São Paulo, executada em projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Vicente.

Ao longo de seis episódios, com duração de 15 a 20 minutos cada, o grande público poderá conhecer as histórias de cinco personagens que têm em comum a paixão pela dança, bem como os desafios presentes na vida de quem escolheu a arte como profissão.

A produção é resultado da parceria entre a produtora Signos Possíveis (sob o comando de Madeleine Alves) e outros realizadores: uma homenagem à arte da dança, que evidencia a contribuição de artistas e bailarinos de São Vicente para o cenário nacional e mundial. Nesse sentido, algumas conquistas dos artistas da região ampliaram a perspectiva de crianças, jovens e seus familiares sobre a dança como profissão, revelando talentos mundo afora.

A população contemporânea da primeira cidade do país tem forte inspiração nos povos originários, referência considerada por Madeleine Alves, Tiago Cardoso e Juh Ferraz (criadores da série) quanto a escolha do título que dá vida ao projeto: Motirõ é uma palavra em tupi-guarani que simboliza a união no fazer, criar e/ ou reproduzir ações que resultem em aprendizagem e beneficiem o coletivo. O termo também deu origem à expressão ‘mutirão’.

As filmagens foram realizadas durante a pandemia, momentos que demandaram muita criatividade, desprendimento e paciência (tanto das equipes envolvidas quanto dos personagens), visando o cumprimento dos protocolos sanitários instituídos para a proteção e saúde de todos. A série também propõe aos personagens uma interação, reunindo as diferentes habilidades em prol de uma única coreografia, que poderá ser conferida no sexto e último episódio.

“Mõtiro – A Dança e a Cidade” não só celebra a diversidade artística e as diferentes modalidades da dança, como também marca um importante acontecimento para as produções regionais, considerando momentos de crise como oportunidades para a criação.

Os episódios serão disponibilizados simultaneamente nas plataformas digitais (Facebook, Instagram e Youtube) da produtora Signos Possíveis, a partir da próxima semana. Também estarão disponíveis nos canais da produtora, vídeos explicativos de cada tipo de dança e outros materiais que complementam informações sobre os personagens e a cidade.

“Um trabalho para inspirar positividade, união e trazer entretenimento de forma leve e acessível, em especial para os admiradores da dança e para quem deseja conhecer um outro olhar sobre São Vicente”. Madeleine Alves, da Signos Possíveis.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.