Ambição para superar desafios | Boqnews

Opiniões

25 DE JANEIRO DE 2016

Ambição para superar desafios

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos completa, na próxima terça-feira (26) , 470 anos de fundação tendo pela frente inúmeros desafios para continuar ostentando posição de destaque na relação de municípios com elevados padrões de qualidade de vida. Durante décadas, a Cidade se valeu da pujança do setor portuário, de suas belezas naturais, das tradições históricas e de seu vigor cultural para consolidar presença nos cenários nacional e internacional, o que assegurou ciclos de prosperidade aos seus habitantes e a transformou no principal polo social e econômico do litoral paulista.

Com tantos predicados, a Cidade haveria de sentir os impactos do crescimento populacional em seu território insular e nos municípios vizinhos, especialmente pela característica aprazível que acalenta sonhos de aposentados, pelas oportunidades geradas com a modernização dos setores portuários e, mais recentemente, com a instalação de base para investimentos na exploração do gás natural e petróleo do pré-sal. Como se vê agora, a “bola da vez” murchou e os festejados royalties que seriam gerados pela Bacia de Santos dificilmente chegarão no montante capaz de garantir o longo ciclo de prosperidade previsto para atender de forma eficiente e universal as demandas da população, que não reconhece fronteiras entre as cidades quando necessitam de serviços públicos, como saúde, educação e transporte.

Mesmo que frustrante diante da realidade imposta pela não concretização da nova matriz econômica advinda da cadeia petrolífera, Santos não pode renunciar seu protagonismo e a ambição de superar desafios em busca de melhorias para seus habitantes, identificando ações transformadoras, seus principais agentes, personagens e as perspectivas que se vislumbram para o futuro, com base na história e quadro atual das oportunidades oferecidas. A cidade vanguardista que à Pátria ensinou a caridade e a liberdade deve dar exemplos contínuos de que a boa vontade de seus cidadãos e a união de esforços são vigorosos instrumentos a serviço de um bem maior e, sobretudo, ajudam a construir uma sociedade cada vez melhor.

Assim, conciliar crescimento preservando o meio ambiente e a qualidade de vida dos santistas é uma tarefa que se impõe ao setor empresarial e à Administração Municipal, responsável pelo planejamento e adoção de políticas sociais eficientes e humanizadas. Da mesma forma, a integração com os municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista se revela um processo irreversível e necessário para que favoreça a implementação de projetos comuns e a adoção de medidas que estimulem a criação e manutenção de vagas de trabalho à população regional. Mais que uma missão a ser cumprida, trata-se de um legado de valor inestimável às futuras gerações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.