Melhorar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas e investimentos para o país é um dos principais objetivos do PNT o Plano Nacional de Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Segundo dados da Fecomercio SP, no acumulado do ano, os brasileiros deixaram no exterior, nada mais, nada menos, do que US$ 6,022 bilhões, ante os US$ 5,380 bilhões, em igual período de 2012 um recorde histórico.
Fatores preponderantes como o expressivo aumento do ganho real aliado às facilidades na compra dos pacotes turísticos impulsionaram as viagens ao exterior. Além disso, o estímulo aos destinos internacionais, tornaram-se mais evidentes, uma vez que o custo para a prática do turismo interno continua elevado, se comparado a outros países.
Vale ressaltar que os brasileiros ainda gastam três vezes mais em viagens internacionais do que os estrangeiros por aqui. A esperança de driblar os números e alavancar o potencial turístico do País vem com a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
Mas, não é só isso. É preciso de fato que existam fortes investimentos em capacitação, infraestrutura, segurança e outros pontos-chave de incentivo à política nacional de turismo.
O diagnóstico preciso destes fatores é, sem sombra de dúvida, indispensável para que se promova uma imagem positiva do Brasil, elevando o país a um patamar de destaque no cenário turístico internacional.
Bureau
No último dia 6, um encontro visando justamente o desenvolvimento de ações com o objetivo de promover os destinos brasileiros no exterior reuniu, em Santos, os secretários de turismo da Costa da Mata Atlântica e representantes da Embratur. O evento foi organizado pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau.
À mineira
O Estado de Minas Gerais já cumpre seu papel na internacionalização de seus pratos e na divulgação do País no exterior. Prova disso, é que a culinária mineira estará presente na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O maior evento do mundo do gênero é realizado há 64 anos e alia literatura com outras áreas de destaque de cada País, como a gastronomia. Este ano, o Brasil é convidado de honra, com a participação de cerca de 100 editoras brasileiras e 70 escritores nacionais. Mais de 100 países, 7 mil expositores, e 350 mil visitantes são aguardados para o evento, que acontece de 7 a 13 de outubro.
Feira
De 4 a 8 de Setembro acontece no Anhembi, em São Paulo, a 41ª ABAV Feira de Turismo das Américas. O evento contará com 2700 expositores e aproximadamente 30 mil visitantes. Os municípios paulistas estarão representados por mais de 250 participantes. No estande da Secretaria de Turismo do Estado, quem for prestigiar a feira, poderá concorrer ainda a sorteios de hospedagens, turismo de aventura, além de adquirir brindes e desfrutar de degustação de vários produtos típicos. Mais informações pelo site www.feiradasamericas.com.br.
Deixe um comentário