A coragem é a verdadeira cura | Boqnews

Opiniões

12 DE MAIO DE 2022

A coragem é a verdadeira cura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

É comum ouvirmos relatos dos alunos sobre o medo. Medo de fazer os trabalhos, das provas, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), medo, medo e medo. Acredito que Florence Nightingale, precursora da Enfermagem moderna, também teve medo quando desafiou sua família aristocrática para ser enfermeira e quando foi para a guerra da Criméia. E, Anna Nery, pioneira da Enfermagem no Brasil, também enfrentou o medo quando decidiu cuidar dos enfermos na Guerra do Paraguai.

Quando esse medo foi impregnado em você? Foi no intraútero, na infância ou na adolescência? Enfim, o que sei é que você não pode mudar seu passado, mas pode mudar o seu futuro. É uma questão de escolha.

Florence fez a escolha dela. Escolheu mudar a vida de milhões de pessoas, a maioria mulheres, ao profissionalizar a Enfermagem em todo o mundo. Anna Nery também fez sua escolha quando decidiu cuidar dos soldados feridos na guerra. Talvez sua escolha seja perdoar. Perdoar as pessoas do seu passado, do seu presente e, principalmente, perdoar você mesmo.

Não seja vítima na sua história. Florence Nightingale e Anna Nery não foram. Quero chamar sua atenção para o fato de que, se você chegou até aqui, foi porque sua coragem foi maior que seu medo. Portanto, escolha um futuro melhor para você.

Após assistir um documentário com Viola Daves e Oprah Winfrey (2022), trago alguns trechos para reflexão: Quanto você está disposto a aceitar a vida que Deus lhe deu? (Viola Daves). Perceba que a força de fazer um futuro melhor está dentro de você. Não desista jamais. Florence Nightingale e Anna Nery não desistiram.

Há mais de 20 anos, o Bacharelado em Enfermagem da UNAERP Guarujá vem construindo essa jornada de conhecimento na vida de jovens e adultos que conquistaram o tão sonhado diploma de Enfermeiro. Faça o melhor possível do que foi dado a você. Muitos gostariam de ter essa oportunidade e não tem.

A coragem está em você para seguir em frente e criar a vida que realmente quer. Se nem tudo sair como você deseja, tenha claro que fez o seu melhor, aliás, sempre faça o seu melhor.

Em nossa jornada, há momentos de prazer, gratidão e alegrias, mas também há momentos desafiadores. E nestes, não desanime, busque seus raios de Sol! Onde estão seus raios de Sol? Eles irão te fortalecer. Este é o poder.

Encontre pessoas na sua vida que amem você, até seus defeitos (Viola Daves), e que lhe dão permissão de ser quem você é. Acredito que seja como Florence Nightingale fez quando fundou a Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, na Inglaterra, ou Anna Nery quando montou um hospital de campanha no Paraguai. Pessoas que lhe darão a capacidade de amar.

O Amor, sempre o Amor, pois há poder no amor. Ame-se mais!

Sonhar é preciso. Seus sonhos têm que ser maiores que seus medos. Sonhe com uma vida melhor, do mesmo modo que seu corpo precisa de comida e água, pois seus sonhos serão sua salvação (Viola Daves).

Lembre-se que a circunstância desafiadora de hoje não precisa ser a circunstância desafiadora de amanhã, pois na vida tudo muda, nada é estático. E a coragem é a mais importante das virtudes, pois ela é a verdadeira cura (Oprah Winfrey). Descubra, perceba o seu valor e o seu poder como Ser Humano que é. Eu vejo você.

Parabéns pelo Dia 12 de Maio, Dia Internacional do Enfermeiro.

Luciane Ferreira do Val é pós-doutora em Enfermagem, coordenadora do curso de bacharelado em Enfermagem da UNAERP Campus Guarujá

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.