A doença para todos | Boqnews

Opiniões

05 DE AGOSTO DE 2011

A doença para todos

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Coitados! Pobre não tem vez, pobre não tem convênio, pobre não tem dinheiro, pobre não tem mordomia, pobre não tem sossego, pobre não tem saúde: óbvio.


Fui acometido por uma virose muito agressiva, com repercussão em todo organismo: meu Deus, que horror!Tendo tudo, conforto, convênio, médicos me assessorando, senti por vezes que minha situação iria agravar-se. Na fartura de exames com resultados rápidos, radiografias e repouso, com dieta nobre, me recuperei. E o pobre? Pobre? Pobre não tem vez. Pobre vai à UBS da vida, fica na fila para marcar consulta.


_ Mas estou febril há dias…
_ Agüente! Consulta com clinico, só dia tal.
_ Mas estou mal, não agüento trabalhar!
_ Paciência ou vá ao PS.
_ Mas lá fui e só medicaram a febre, pediram que viesse na UBS para consultar um clínico.
_ Paciência!


E assim é a saúde do brasileiro pobre, simples, dependente do SUS. Enquanto isso, uma legião de políticos podres na sua maioria, conquistam gigantescos proventos, mordomias palacianas e na hora do mesmo sufoco do pobre miserável, jatinhos do Congresso, em minutos, transportam o semideus da política para hospitais paulistanos de renome, superbadalados, onde são agraciados por fartas contas, pagas pelo erário publico, além de extrema e duvidosa dedicação profissional.


Não agüentamos mais privilégios para poucos em detrimento de milhões de brasileiros miseráveis. São estes políticos que deveriam personificar uma imagem franciscana difundindo e aprimorando nosso capenga SUS. Cheira mal este Congresso e vários ministérios, pois a dinheirama não tem fim enquanto milhares de UBS nem disponibilizam dipirona, soro oral, fraldas, vermífugos, já em falta a perder de vista. Que vergonha!


Médicos de UBS recebem por mês o que um médico destes hospitais elegantes e badalados recebem por dia. Enfermagem de UBS nem se fala: miséria salarial e desalento pelo futuro profissional.UBSs abandonadas, abarrotadas, fétidas, sujas e carcomidas, enquanto hospitais palacianos paulistas, que servem e bajulam a classe política nefasta, até obras de arte em seus corredores acalentam o sofrimento do legislador corrupto e venal.


É preciso criar vergonha e abrirmos a boca. Chega de privilégios. Não é tirá-los de quem os tem e sim distribuí-los de forma mais humana e cristã. A massa humana composta de gente pobre e simples, que nos servem no dia-a-dia, não agüenta mais e a convulsão social já chegou para ficar. Faça parte do Conselho Municipal de sua cidade, participe, brigue e reivindique. Lute por um SUS de qualidade, brigue pelos seus direitos garantidos pela Constituição. Exercite a cidadania.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.