Em meio à luta pelas vacinas para atender os grupos prioritários, em especial os idosos, população mais vulnerável ao coronavírus, a lista apresentada pelos vereadores santistas pedindo a prioridade para diversas categorias é extensa.
A lista é longa II
São pedidos, ainda que justos, para pacientes com problemas renais, motoristas de transporte coletivo, coveiros, professores, trabalhadores de cemitérios… Enfim, a lista é longa. O problema é que não existem vacinas suficientes para todos.
Na bronca

Comerciantes e moradores da Rua Campos Melo estão na bronca com a CET – Santos por falta de informações a respeito das obras do VLT, com fechamento de vias e ausência de informações sobre os impactos provocados, especialmente sobre prazo de realização dos serviços, fechamento de vias e ausência de vagas para estacionamento. A segunda fase do VLT também trará impactos significativos em outras vias comerciais, como as ruas Constituição e Luiz de Camões.
Na bronca II
Em nota, a CET esclarece que as interdições na Av. Conselheiro Rodrigues Alves e nas ruas Emílio Ribas e Cunha Moreira, vias pelas quais tiveram início as obras da segunda fase do VLT, foram divulgadas no portal da Prefeitura e veiculadas na imprensa, inclusive com indicação das rotas alternativas. Também foram distribuídos a moradores e motoristas que circulam por essas áreas folhetos com informações sobre os bloqueios. As três vias estão, ainda, sinalizadas com painéis para comunicação aos motoristas”.
Nunca é tarde
Terceira cidade com maior índice de mortalidade de pacientes pela Covid-19 por 100 mil habitantes, Santos vai agir para saber as razões deste triste índice. O atual secretário de Saúde, o médico Adriano Catapreta, reuniu representantes de hospitais, planos de saúde e das áreas públicas para criar um protocolo padrão no atendimento a pacientes da doença. Santos já registrou 1.063 óbitos pela Covid até quinta (11). Um protocolo com as normas foi publicado no Diário Oficial no mesmo dia.
É preciso salvar vidas
Infelizmente, conforme especialistas, se anteriormente houvesse a internação precoce e a aplicação correta de medicamentos, vidas teriam sido salvas tanto na rede pública como privada.
Urgência

Especialista na área de saneamento básico, o ex-deputado federal e ex-prefeito João Paulo Papa defende a necessidade do País investir nesta área. Conforme ele, a pandemia ajudou a lançar luz sobre esta triste realidade. No Brasil, 100 milhões de pessoas não têm tratamento de esgoto e 40 milhões convivem com a falta de água tratada.
Simbólico
Pode parecer coincidência, mas chama a atenção o fato dos gabinetes dos vereadores de partidos de esquerda serem vizinhos. Na mesma ala, à esquerda de quem acessa à Câmara, estão as equipes das vereadoras Telma de Souza (PT) e Débora Camilo (PSOL), além de Francisco Nogueira (PT). O único ‘intruso’ é o presidente da Câmara, Adilson Jr (Progressistas), que tem um gabinete próprio em razão do cargo que ocupa. No entanto, Jr entrou na política justamente… no PT, partido a qual foi eleito em 2008 e 2012.
Sem multa

O ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa conseguiu reverter decisão do Tribunal de Contas que aplicou-lhe multa de 200 Ufesps (R$ 5.818) em razão de pregão eletrônico sobre possíveis irregularidades na compra e instalação de playground em escolas. O TC revisou a decisão e cancelou a multa.
Quem Responde?
Será…
que a população vai respeitar este momento de pandemia ou curtir o Carnaval, ainda que de forma clandestina?
Deixe um comentário