A marionete e o ilusionista | Boqnews

Opiniões

29 DE OUTUBRO DE 2010

A marionete e o ilusionista

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As acusações foram a tônica neste segundo turno eleitoral, onde ambos os candidatos à presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) preferiram trocar farpas entre si do que efetivamente apresentar propostas para o Brasil. Uma pena.
Se por um lado a candidata governista limitava-se em repetir que dará continuidade às ações do atual presidente sem aprofundar temas mais complexos (lançou sua cartilha com 13 propostas para o Brasil apenas na última semana, comprovando a falta de um plano nacional), o tucano tentava emplacar a imagem que fará ainda mais pelos projetos governistas, como o Bolsa-Família, garantindo até o 13º salário, além do aumento do mínimo para R$ 600,00 em 2011 sem explicar como fará tais mágicas, ignorando o impacto no orçamento do INSS. Um verdadeiro Dr. Promessa.
Ambos atuam como o título deste artigo, onde um tem a sombra do futuro ex-presidente e o outro tenta iludir as pessoas com promessas, nem sempre factíveis. É o vale-tudo eleitoral. Como resultado deste triste cenário, não será surpresa se os números de votos brancos e nulos, assim como a abstenção, superarem a eleição do primeiro turno e até a de 2006, quando Lula e Geraldo Alckmin estavam na disputa.
A enxurrada de nulos e brancos representará, portanto, a insatisfação de eleitores da candidata verde, Marina Silva, que não foram seduzidos pelo discurso dos candidatos. O tema meio ambiente pouco mereceu destaque neste segundo turno. Portanto, a quantidade de descontentes com os rumos que as campanhas eleitorais tiveram nas últimas semanas estará fortemente refletida após a abertura das urnas no domingo (31). 
De qualquer forma, alguém será eleito. Na região, em 2006, Lula venceu em Cubatão, São Vicente, Guarujá e Praia Grande, garantindo-lhe uma vitória no segundo turno relativamente folgada (54% dos votos válidos) em relação a Geraldo Alckmin, que teve em Santos sua melhor performance regional, além de ter vencido nas três cidades do litoral sul, e em Bertioga.
Neste ano, Dilma venceu no primeiro turno em Cubatão, São Vicente, Guarujá e Bertioga, e Serra nos demais municípios da Região Metropolitana. Arrisco escrever que Dilma vencerá com facilidade em Cubatão, além de São Vicente e Guarujá, e com chances de virar o jogo em Praia Grande. Os demais municípios manterão a preferência tucana.
Se a previsão for confirmada, Dilma – assim como Lula em 2006 – ganhará na região, principalmente nos municípios onde ela deverá vencer terem uma gama considerável de beneficiários de projetos como o PAC e o Bolsa-Família na Baixada Santista. Afinal, nas cidades onde tais projetos sociais estão mais presentes, a aceitação à candidata petista é expressiva. Aguardemos, portanto, a abertura das urnas. A (o) eleita (o), sucesso e que olhe com atenção os desafios que a Baixada Santista espera do futura (o) mandatária (o).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.