A participação que falta | Boqnews
Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Opiniões

18 DE AGOSTO DE 2020

A participação que falta

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A constatação, a partir da prestações de contas enviadas pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, do uso de verbas públicas para renumerar dirigentes de agremiações, políticos não eleitos, parentes e empresas pertencentes a membros partidários, comprova mais vez uma vez a necessidade de reformulação do modelo eleitoral vigente, oneroso e perdulário. Nesse contexto, mais do que nunca a escolha dos futuros prefeitos e vereadores municipais, que ocorrerá este ano, reveste-se de extrema importância, exigindo do eleitor comprometimento e responsabilidade na escolha de seus representantes, por meio de uma análise criteriosa do currículo, histórico de vida pública e comunitária e, principalmente, a real capacidade para exercer o cargo a que eles se oferecem.

É sabido que as muitas experiências negativas abstraídas do cenário político ao longo da história recente, com a proliferação de desmandos administrativos e atos de corrupção, geraram descrença, ampliando assim o grau de desinteresse dos eleitores. Da mesma forma, a infidelidade partidária e as muitas incoerências presentes nas normas reguladoras da atividade política, especialmente as que estabelecem os critérios de proporcionalidade e representatividade, tornou insignificante o valor atribuído aos princípios ideológicos e programáticos que deveriam orientar as candidaturas e coligações partidárias.

O desinteresse e o afastamento do cidadão comum das atividades políticas deram espaço à ação dos oportunitas e à formação de conluios travestidos de pseudopartidos, aperfeiçoados nas práticas de negociatas e na utilização dos recursos públicos no atendimento de interesses particulares. Apesar das imperfeições do sistema democrático – e o conceito pejorativo que forja a imagem da prática eleitoral -, ainda é o exercício do voto livre o principal instrumento de transformação de uma sociedade que busca justiça social e prosperidade. Por isso, seu valor não pode ser diminuído ou desprezado, mesmo que se condene a obrigatoriedade da sua prática.

As experiências adquiridas até aqui propiciaram valiosa experiência aos eleitores, cada vez menos suscetíveis a falsas promessas e cientes de que as melhorias desejadas não ocorrerão pela força de milagreiros ou pelas mãos dos arautos de ideias fáceis. Além da presença nas urnas é de se esperar uma postura mais participativa da população nas decisões dos governantes e legisladores, por meio do engajamento nas entidades de classe, conselhos de moradores e organismos civis de representação. Cobrar e fiscalizar continuamente os atos dos mandatários eleitos representa a única fórmula capaz de moralizar, de forma eficaz, o atual sistema político ainda vigente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.