A Santos que queremos | Boqnews

Opiniões

27 DE JANEIRO DE 2020

A Santos que queremos

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste domingo (26), Santos completa 474 anos de fundação com inúmeros desafios para continuar ostentando posição de destaque na relação de municípios com elevados padrões de qualidade de vida. Porta de entrada do comércio marítimo e dos povos imigrantes, durante décadas a Cidade foi favorecida pela pujança do setor portuário, pelas suas belezas naturais e de seu vigor político-cultural, consolidando posição de destaque nos cenários nacional e internacional. Essas características lhe asseguraram sucessivos ciclos de prosperidade, transformando o Município no principal polo social e econômico do litoral paulista.

Com tantos predicados, a Cidade haveria de sentir os impactos do crescimento populacional em seu território insular e nos municípios vizinhos, especialmente por ser dormitório de milhares de trabalhadores das indústrias instaladas na região e pela sua característica aprazível, que acalenta sonhos de moradia de aposentados que buscam aqui uma melhor qualidade de vida.

Frustadas as possibilidades de crescimento geradas pela exploração do petróleo e gás na Bacia de Santos, a Cidade enfrenta agora o difícil desafio de dar início a um novo ciclo de prosperidade, para atender de forma eficiente e universal as demandas da população, que não reconhece fronteiras entre as cidades quando necessitam de serviços públicos, nas áreas da saúde, segurança, educação e transporte.

Mesmo que a realidade decepcionante imposta pela não concretização da nova matriz econômica advinda da cadeia petrolífera, Santos não pode renunciar seu protagonismo e a ambição de superar desafios em busca de melhorias para seus habitantes, identificando ações transformadoras, seus principais agentes, personagens e as perspectivas que se vislumbram para o futuro, com base na história e quadro atual das oportunidades oferecidas. A cidade deve dar exemplos contínuos de que a boa vontade de seus cidadãos e a união de esforços são vigorosos instrumentos a serviço de um bem maior e, sobretudo, ajudam a construir uma sociedade cada vez melhor.

Assim, conciliar crescimento preservando o meio ambiente e a qualidade de vida dos santistas é uma tarefa que se impõe ao setor empresarial e à Administração Municipal, responsável pelo planejamento e adoção de políticas sociais eficientes e humanizadas. Da mesma forma, a integração da Região Metropolitana da Baixada Santista se revela um processo necessário e urgente, para que favoreçam projetos comuns que estimulem a criação e manutenção de vagas de trabalho à população regional. Mais que uma missão a ser cumprida, trata-se de um legado de valor inestimável às futuras gerações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.