Leitos de UTI | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS leitos UTI estivadores

Opiniões

30 DE ABRIL DE 2020

Leitos de UTI

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A despeito da pressão para abertura do serviços e comércio, vale salientar a preocupação das autoridades com a quantidade de leitos de UTIs destinadas exclusivamente para pacientes do Covid-19.

Leitos de UTI II

Autoridades estaduais de saúde buscam recursos da União para abertura de leitos hospitalares com os respiradores e demais equipamentos voltados para atender pacientes, objetos escassos no mercado internacional. Na Capital, epicentro do Covid-19, hospitais, como o das Clínicas, correm contra o tempo para preparar novos leitos para atender a demanda crescente.

Leitos de UTI III

O governo de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde o credenciamento de 2.783 leitos de UTIs específicos para o Covid-19, sendo que o orgão só habilitou 734 (26% do total).

Saindo da capital

O cenário preocupa, pois a Capital tem 89% da sua capacidade de leitos de UTIs já ocupadas, enquanto no interior, a taxa é de 69,3%. Assim, a partir deste final de semana, pacientes da Capital que necessitarem de UTIs deverão ser encaminhados para hospitais do interior e litoral onde ainda existirem vagas, pressionando ainda maior o sistema de saúde destas cidades.

Realidade regional I

Neste sentido, vale salientar a preocupação com um eventual fluxo de pacientes para cidades melhor preparadas, como Santos, que tem um melhor índice de leitos disponíveis.

Realidade regional II

Conforme levantamento atual do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, a região tem 788 leitos de UTIs diversos, sendo 242 exclusivos para o Covid-19, sendo 231 para adultos e 11 pediátricos (apenas Santos oferece estes leitos).

Desproporção

Algumas cidades, por exemplo, não registram qualquer leito de UTIs, como Mongaguá e Peruíbe. Além disso, há uma desproporção impressionante na comparação entre população e leitos de UTI, inclusive para o Covid-19.

Desproporção II

Enquanto Bertioga tem uma proporção de 6.329 UTIs/habitante, Guarujá tem 31.640 moradores/UTI para o Covid-19. O melhor cenário ocorre em Santos, com 3.572 moradores/leitos de Covid-19 para adultos. A média regional hoje é de 1 leito de UTI de covid-19 para 7.570 moradores da Baixada Santista.

Desproporção III

Não é à toa que, conforme o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, existem mais moradores de cidades vizinhas internados em UTIs com sintomas do Covid-19 do que santistas. Ou seja, a cada 2 leitos em hospitais públicos e privados na Cidade, um é ocupado com morador de algum município vizinho.

Flexibilização

Vale a pena lembrar que algumas cidades, como São Vicente, Cubatão e Guarujá, estão flexibilizando as atividades econômicas. Ou seja, os prefeitos se livram da pressão e jogam a bomba para Santos, cidade melhor aquinhoada com leitos hospitalares. A obrigatoriedade do uso de máscaras em São Vicente só ocorrerá a partir de 10 de maio. Até lá, com comércio funcionando, quantos não serão infectados?

Sobrou

Dessa forma, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa está com uma ‘batata quente’ nas mãos. De um lado, acompanha o crescimento de casos, especialmente das cidades vizinhas – sem contar com a possibilidade dos hospitais passarem a receber pacientes da Capital e Grande São Paulo. Por outro, sofre pressão e protestos de comerciantes que querem a reabertura de setores econômicos.

De olho nas eleições?

Coincidência ou não, todas as cidades que estão flexibilizando as atividades econômicas são governadas por prefeitos que vão tentar a reeleição este ano.

Ilustre inscrito

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, o santista André Luiz de Almeida Mendonça, continua inscrito regularmente na subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Santos. Ele atuou como advogado na Cidade nos anos 90, antes de seguir carreira como profissional da União.

Voltas que o mundo dá

O polêmico apresentador Sikera Jr, do programa Alerta Nacional, da Rede TV, mudou o tom em relação às críticas ao governador João Doria sobre a quarentena implantada no Estado. Em vídeo que circula nas redes sociais, ele o critica de forma veemente. Após pegar a doença, o discurso mudou. “Não subestimem a doença. É até mais grave que eu imaginava”, enfatizou.

Sob nova direção

O ex-presidente da Polícia Civil do Estado de São Paulo Décio Clemente é o atual presidente do PROS santista. A legenda não terá candidato a prefeito e não tem previsão de formação de chapa de vereadores.

Quem responde…

Por qual razão…
Prefeitos e governadores não exigem das empresas de transporte público para que coloquem mais linhas em operação para evitar aglomerações por parte dos usuários, colocando todos em risco em tempos de pandemia?

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.