Acesso equitativo às vacinas | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

01 DE SETEMBRO DE 2020

Acesso equitativo às vacinas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O COVAX, pilar de vacinas do Access to Covid-19 Tools (ACT) Accelerator, é coliderado pela CEPI, Gavi, a Vaccine Alliance e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que estão trabalhando em parceria com fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento. É a única iniciativa global que atua com governos e fabricantes para garantir que as vacinas contra a Covid-19 estejam disponíveis em todo o mundo tanto para pessoas de renda alta como para pessoas de baixa renda.

Com o intuito de garantir doses de vacinas suficientes para proteger as populações mais vulneráveis, como profissionais de saúde e pessoas idosas, o próximo passo da parceria é confirmar a intenção dos participantes com potencial autofinanciamento de participar até 31 de agosto, e transformá-la em compromissos vinculantes para se associar ao mecanismo de acesso global às vacinas contra Covid-19 até 18 de setembro, com os primeiros pagamentos adiantados em seguida – no mais tardar até 9 de outubro de 2020. O COVAX é um mecanismo de aquisição conjunta coordenado pela Gavi para novas vacinas contra a COVID-19 e garantirá o acesso justo e equitativo às vacinas para cada economia participante, usando uma estrutura de alocação atualmente formulada pela OMS. A iniciativa fará isso reunindo o poder de compra das economias participantes e fornecendo garantias de volume em uma gama de vacinas candidatas promissoras, permitindo que os fabricantes, cuja experiência é essencial para a produção em larga escala, façam investimentos precoces e em risco na capacidade de fabricação – proporcionando aos países e economias participantes a melhor chance de acesso rápido às doses de uma vacina bem-sucedida para a Covid-19.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a COVID-19 é um desafio de saúde global sem precedentes e que só pode ser enfrentado com uma cooperação entre governos, pesquisadores, fabricantes e parceiros multilaterais. “Reunindo recursos e agindo em solidariedade por meio do ACT Accelerator e do COVAX podemos garantir que, uma vez que uma vacina contra a Covid-19 esteja disponível, estará disponível de forma equitativa para todos os países”. A CEPI está liderando o trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de vacina do COVAX, que tem o objetivo de desenvolver três vacinas seguras e eficazes que poderão ser disponibilizadas aos países participantes. Nove vacinas candidatas estão atualmente sendo apoiadas pela CEPI, sete das quais em ensaios clínicos. Governos, fabricantes de vacinas (além de suas próprias P&D), organizações e indivíduos comprometeram US$ 1,4 bilhão em P&D de vacinas até o momento, mas são necessários urgentemente mais US$ 1 bilhão para continuar a avançar no portfólio.

O Brasil, felizmente, faz parte dos países que enviaram manifestações de interesse ao mecanismo COVAX. Aguardemos que em 2021 possamos ter essa distribuição de forma equitativa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.