O espetáculo de queima de fogos na virada do ano em Santos arrancou elogios de políticos de todos os partidos ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Inclusive petistas que elogiaram seu espírito democrático ao deixar que fogos vermelhos iluminassem o céu da Cidade durante os festejos da chegada de 2014. Os elogios foram públicos e veiculados em redes sociais.
Meu chefinho
Assessores do ex-prefeito e deputado federal Beto Mansur (PRB) avaliaram que, há pelo menos 10 anos, o espetáculo de fogos não era tão bonito na Cidade. Vale lembrar que, no período citado, Mansur era o prefeito de Santos e, por isso, o comentário publicado nas redes sociais foi apenas um pretexto para agradar o chefe.
Eu na tela
As fotos nos telões espalhados pela orla foi uma grande sacada da organização da festa da virada reunindo imagens enviadas por cerca de 14 mil santistas. A organização foi do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura, comandado pelo publicitário Rafael Leal.
Dobradinha
O PT de Santos aposta em uma antiga dobradinha para ter sucesso nas urnas em 2014: Maria Lúcia Prandi e Telma de Souza. A primeira, que deve assumir uma vaga na Câmara Federal ainda este ano, vai tentar novamente a sorte no Congresso Nacional. Já Telma buscará a reeleição à Assembleia Legislativa.
Dobradinha II
Comadres e amigas desde os tempos que ambas ministravam aulas, a união das duas é insolúvel e inquebrável dentro da legenda. A força da dupla passou pela maior provação recentemente durante a eleição interna que elegeu Maria Lúcia como a presidente do PT em Santos.
Lição de casa
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) está satisfeito com a economia realizada em seu governo, graças a uma política de austeridade financeira de gastos comandada pelos secretários Álvaro Silveira (Finanças) e Fábio Ferraz (Gestão).
Lição de casa II
Uma das conquistas mais festejadas é a diminuição do uso da Lei 650, que permite a contratação emergencial de profissionais, sem concurso, pela Prefeitura. Essa lei foi usada, em 2013, em uma proporção 40% menor do que vinha sendo utilizada nos últimos 20 anos, ou seja, desde quando foi criada.
Quer mais
Mesmo contente com os dados apresentados, Barbosa quer mais. Pretende diminuir para 60% o uso deste mecanismo. Para isso, conta com o já anunciado concurso público para diversas áreas e a aprovação da lei das Organizações Sociais no fim do ano passado.
Reforma à vista
A economia não para por aí. Uma das principais medidas para este ano será a realização da propalada reforma administrativa, com redução de cargos de primeiro e segundo escalões, sem a criação de novas secretarias, como desejam apoiadores do prefeito, que estão de olho em novas atribuições.
Reforma à vista II
Uma secretaria que deve receber funcionários e setores de outras, como a de fiscalização de receitas, é a de Assuntos Portuários e Marítimos, que conta, desde sua criação há nove anos, com o menor quadro de funcionários entre as secretarias da prefeitura. A análise é do secretário de Gestão, Fábio Ferraz.
Pacotão de obras
A política permitiu que Barbosa inicia-se seu segundo ano com o anúncio de um pacotão de obras, em parcerias com o Governo Federal, Estadual e entidades internacionais. Sabe-se que essas parcerias só acontecem com municípios que fazem contrapartidas de investimentos, por isso é necessário dispor de recursos próprios da Prefeitura.
Pacotão de obras II
As reformas no Hospital dos Estivadores terão suas obras retomadas ainda em janeiro, segundo anunciou o prefeito. Ele quer manter a meta de ver o hospital em funcionamento até o final de 2015. E mais, anunciou que irá construir, em São Vicente, 1.120 moradias no Conjunto Tancredo Neves, em uma ação prevista no programa Santos Novos Tempos, iniciado no ano passado.
Chapa pura
Segundo um tucano santista com participação no diretório nacional é quase unanimidade no PSDB que a chapa para presidente do partido será pura e terá dois senadores: um mineiro e outro paulista: tratam-se de Aécio Neves e Aloysio Nunes, como vice. Segundo esse tucano, o Democratas (DEM), único partido que pode se coligar com os tucanos, não tem grandes nomes a oferecer.
Jazigos perpetuados
Há anos lutando pela perpetuação de jazigos nos cemitérios de Santos, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) ficou satisfeito com o Projeto de Lei Complementar 91/2013, de autoria do Executivo, regularizando todos os jazigos cujos pedidos para perpetuação tenham ocorrido até 31 de agosto de 2013.
Convidados da segunda
O Jornal Enfoque, no ar, ao vivo, a partir das 8h05 na Santa Cecília TV terá, na segunda (6), a participação do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e do jornalista Humberto Challoub. Apresentação do jornalista Francisco La Scala Jr.
Falta de educação
Lamentáveis as cenas praticadas na orla na última semana. Jogar sujeira nas ruas, dormir nos jardins, ligar som em alto volume foram alguns dos abusos praticados nos últimos dias.
Quem responde?
Por que em alguns carnês do IPTU distribuídos em Santos o montante total correspondente ao valor com desconto supera a somatória das 12 parcelas do exercício fiscal?
Deixe um comentário