Além do ajuste fiscal | Boqnews

Ponto de vista

Além do ajuste fiscal
23 de março de 2026

Além do ajuste fiscal

Marcos Cintra

O Brasil insiste em tratar o debate econômico como se tudo se resumisse ao ajuste fiscal.

Sem dúvida, equilibrar as contas públicas, controlar a dívida e garantir credibilidade orçamentária são condições necessárias para a retomada do crescimento.

Mas é um erro – e um erro recorrente – imaginar que isso basta.

O problema brasileiro é mais profundo. Está na qualidade da governança pública.

Artigo recente de Horácio Lafer Piva, Pedro Passos e Pedro Wongtschowski, no Estadão, acerta ao apontar a deterioração institucional em estatais, autarquias e agências reguladoras.

A politização de cargos, a fragilidade técnica e o risco de captura por interesses privados não são detalhes administrativos – são fatores que corroem a capacidade do Estado de decidir, planejar e inspirar confiança.

E sem confiança, não há investimento.

Mas é preciso ir além do diagnóstico. O problema não está apenas nas estatais ou nas agências. Está em todo o aparato estatal.

Ministérios, estruturas de planejamento, orçamento público – tudo sofre do mesmo mal: baixa capacidade de gestão, excesso de rigidez e pouca responsabilização.

O próprio Fundo Monetário Internacional tem sido claro: ajuste fiscal sustentável exige mais do que cortar gastos. Exige gastar melhor. Exige instituições fortes. Exige produtividade do setor público. Em outras palavras, exige governança.

E é justamente isso que falta ao Brasil.

Uma governança minimamente funcional se apoia em pilares básicos: integridade nas decisões, compromisso com o interesse público, instituições estáveis e um orçamento que permita planejar – não apenas reagir.

Nada disso é novidade. O problema é que, no Brasil, esses princípios seguem sendo sistematicamente ignorados.

O resultado está à vista. Um Estado que gasta muito, mas gasta mal. Que arrecada muito, mas entrega pouco. Que promete, mas não cumpre.

Diante disso, insistir apenas no ajuste fiscal é tratar o sintoma e ignorar a doença.

Sem um choque de governança – com mais disciplina, transparência e responsabilização – qualquer esforço de equilíbrio das contas será parcial e, muitas vezes, inócuo.

O país precisa abandonar a falsa escolha entre gastar mais ou gastar menos. A questão central é outra: governar melhor.

Isso significa profissionalizar a máquina pública, qualificar decisões, avaliar políticas e, sobretudo, impor eficiência ao gasto.

Mesmo déficits, quando inevitáveis, seriam menos danosos se inseridos em um contexto de gestão responsável.

O que realmente compromete o Brasil não é apenas o desequilíbrio fiscal, mas a combinação perversa de desorganização, desperdício e baixa capacidade de entrega.

Sem enfrentar isso, o país continuará preso à estagnação – ainda que ajuste suas contas no papel.

 

Marcos Cintra
Marcos Cintra, doutor em Economia por Harvard, professor titular da Fundação Getúlio Vargas e conselheiro do Instituto Atlântico.
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.