As Portas do Inferno se Abrem: A História do Vulcano | Boqnews

Opiniões

15 DE JUNHO DE 2016

As Portas do Inferno se Abrem: A História do Vulcano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

bannerAlgumas vezes o cinema deixa o papel de arte e consegue ir um pouco mais além de suas obrigações, se torna então um documento histórico que vai além de qualquer julgamento. As Portas do Inferno se Abrem: A História do Vulcano (que tem uma pré-estreia essa semana em Santos) é um desses momentos. Um misto de documentário e declaração de amor.

A “declaração de amor” é feita pelo diretor santista Wladimir Cruz em sua terceira experiência na cadeira de diretor (antes disso fez os documentários sobre a loja de discos Woodstock e ainda sobre a boate paulistana Inferno), e mantando a mesma paixão pelo rock, agora o alvo é uma banda seminal do metal, que muito provavelmente é uma das mais respeitadas do mundo, mas que por aqui parece ser ignorada por grande parte do público.

Mas o foco de As Portas do Inferno se Abrem nem de perto é repreender àqueles que desconhecem a importância da Vulcano, muito pelo contrário, a ideia aqui é celebrar esses mais de quatro décadas de vida dessa banda. Suas histórias, seus integrantes, suas viagens e seus discos. Tentar entender de dentro para fora o que é a Vulcano e quem sabe expor seu legado tantos aos fãs, quanto à quem não conhece.

vulcano-destaqueE se isso leva tempo, o documentário do diretor santista não esconde suas pretensões de mostrar o máximo de tudo que tem em mãos. E antes que você pergunte: sim, quarenta anos de banda resultam em um documentário que foge das pequenas durações do gênero. São duas horas e quarenta minutos que podem parecer longas, mas que passam voando para os fãs, e verdade seja dita, é difícil imaginar que os não iniciados se aventurem em um filme tão feito sob medida para os roqueiros ouvintes da banda.

Mas talvez o que mais vale em A História do Vulcano seja dar de cara com a verdade com que, tanto o projeto é feito, quanto seus personagens são tratados. E nesse caso, o destaque fica mesmo não só com o líder e fundador da banda, Zhema (que serve quase como uma âncora do filme), como com todos em que a câmera encara, já que ninguém ali parece ter vontade nenhuma de contar exatamente tudo aquilo que eles querem, sem meias verdades, com história deliciosas e ainda com a impressão que em certos momentos alguns acontecimentos podem mesmo ser enxergados de diversos jeitos (e nesses momentos o filme ganha uma vida enorme!).

As Portas do Inferno se Abrem: A História do Vulcano até derrapa diante da ausência de mais material de arquivo, ou até uma certa confusão temporal em certos momentos, mas sobre tudo isso é esse documento histórico sobre essa que é uma das maiores bandas do Brasil, mas que permanece (e permanecerão) desconhecidas em território brasileiro enquanto são celebradas pelos fãs do gênero nos quatro cantos do mundo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.