Balanço | Boqnews
Foto: Nando Santos

Opiniões

23 DE ABRIL DE 2021

Balanço

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em entrevista ao Jornal Enfoque -Manhã de Notícias, o prefeito de Santos, Rogério Santos, fez um balanço dos seus primeiros meses de mandato, repleto de desafios em decorrência do novo pico da epidemia da Covid-19.

Abusos I

Ele lamentou que algumas pessoas ainda não levem a sério a gravidade da situação. Citou, por exemplo, que a Cidade se adiantou em uma semana na reabertura de bares e restaurantes em relação ao estado em razão dos reflexos do lockdown para ajudar na retomada das atividades econômicas.

Abusos II

No entanto, o prefeito reconhece que tem constatado abusos, especialmente de bares, por não estarem respeitando os horários determinados pelo Plano São Paulo. São frequentes as aglomerações em estabelecimentos, sem a devida limitação de capacidade.

Abusos III

Dessa forma, se os abusos permanecerem, o prefeito deixou claro que irá proibir a venda de bebidas alcoólicas nestes locais. “São os que mais reclamam e menos cumprem, prejudicando os demais que agem corretamente”, lamentou, lembrando dos protestos realizados para a reabertura das atividades, inclusive em frente à sua residência na Ponta da Praia. Não bastasse, tão logo ele anunciou a reabertura das atividades antecipando-se ao Estado já recebeu notificação do Ministério Público.

Mais guardas

Santos reconheceu que não tem condições do Poder Público fiscalizar todos os estabelecimentos da Cidade para evitar abusos e pediu a conscientização coletiva. “A fiscalização é insuficiente”, reconheceu. Por sua vez, ele anunciou a contratação de mais 70 guardas municipais.

Aulas com mais alunos

O prefeito também confirmou a retomada das aulas na rede municipal no dia 3 de maio, a despeito das críticas de sindicatos e profissionais da Educação em razão da falta de vacinas. A novidade é que as escolas voltarão com 35% da capacidade, quase o dobro em relação ao período anterior (20%).

Novidade

Ele também ressaltou que tem encontro marcado na próxima semana com representantes da Secretaria Especial do Esporte em relação ao projeto de revitalização do emissário submarino.

Representação

Presidente do MDB santista, o ex-vereador Antonio Carlos Banha entrou com representação no Ministério Público para que apure os gastos da Prefeitura de Santos no combate à pandemia desde o ano passado. A compra de testes rápidos de uma empresa de capinação e os altos valores pagos é um dos itens denunciados.

Pedaços do poder I

Um experiente político definiu claramente a divisão das pastas da Administração em ‘feudos partidários’. Dessa forma, segundo ele, o Podemos está no comando da Cohab e Cultura; o Progressistas, nas secretarias de Saúde e Educação; e o PSL, na Fupes e Esportes.

Pedaços do poder II

Além disso, as secretarias de Meio Ambiente e Regional do Caruara estariam com o PSB, enquanto que a Prodesan, CET e a secretaria de Turismo foram entregues ao PL.

Em queda

Se em 2016, o PSDB elegeu 8 vereadores, agora vai ficar com apenas 2 (Cacá Teixeira e Ademir Pestana), com a saída de Augusto Duarte da liderança e do próprio partido. Com isso, a liderança do PSDB volta para Pestana.

Vítima

Vereadores de todas as bandeiras partidárias e ideológicas prestaram homenagem ao sindicalista Marquito Duarte, que chegou a ocupar o Legislativo por um curto período, mais uma vítima da Covid.

 Quando…

os bares irão seguir as regras impostas aos demais estabelecimentos?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.