Cabeça a cabeça | Boqnews
Foto: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Divulgação

Opiniões

04 DE NOVEMBRO DE 2022

Cabeça a cabeça

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cabeça a cabeça

Se fosse uma corrida, poderíamos dizer que o presidente Bolsonaro ganhou no segundo turno, mas não levou. Afinal, ele obteve 7,134 milhões a mais de votos no último domingo em relação ao primeiro turno, enquanto o ex-presidente Lula acresceu 3,086 milhões.

 

Sprint

No entanto, apesar da diminuição da diferença de votos entre os turnos, Lula suplantou Bolsonaro, com 60,345 milhões (50,9%) contra 58,206 milhões de Bolsonaro (49,1%). Esta foi a eleição mais apertada da história desde a redemocratização nos anos 80.

 

Baixada bolsonarista

A exemplo do primeiro turno, Bolsonaro venceu em 8 das 9 cidades da Baixada Santista, com exceção de Cubatão, onde Lula ganhou em ambos os turnos. Em termos proporcionais, Praia Grande e Peruíbe foram as cidades onde o atual presidente obteve a maior distância sobre seu opositor.

 

Privatização

Com a vitória do presidente Lula, as chances do processo de privatização da administração do Porto de Santos caíram por terra. Afinal, o presidente eleito já teria se manifestado de forma contrária à medida. Hoje, o processo – ainda envolto em diversas dúvidas – está no Tribunal de Contas da União e se um ministro pedir vistas atravancará o leilão nesta reta final, atrapalhando o desejo do governo.

 

Dupla função

O vereador Cacá Teixeira (PSDB) obteve 17 dos 21 votos favoráveis para se tornar o novo presidente do Legislativo santista a partir de janeiro. Até lá, porém, ele terá outra missão: será o líder do governo na Câmara até o final de dezembro, substituindo Rui de Rosis (União), que votou contrário à chapa encabeçada pelo novo presidente.

 

Mesa diretora plural

Pelo menos na Câmara, há uma ampla pluralidade de partidos. Afinal, além do PSDB de Cacá Teixeira, integram a mesa Roberto Teixeira (Republicanos) como 1º vice-presidente; Francisco Nogueira (PT) , como 2º vice-presidente; Lincoln Reis (PL), 1º secretário e João Neri (PSD), 2º secretário.

 

Poder

Vale lembrar que a futura mesa diretora terá papel importante em razão das eleições municipais de 2024.

 

Dá-lhe imposto

Ao anunciar o aumento do IPTU e impostos para 2023 em 10,07%, Santos lidera o ranking entre as cidades da Baixada Santista na aplicação do novo índice.

 

Sem ter o que reclamar

A despeito do IPTU não liderar o ranking na arrecadação de impostos no Município – o ISS (Imposto sobre Serviços) é a sua principal fonte de receita – em razão do Porto, que responde por 60% na arrecadação deste imposto -, Santos ocupa o 14º lugar no ranking entre as cidades brasileiras que mais arrecadam com o IPTU. Mesmo a despeito de ter a 56ª maior população. Está à frente de 10 capitais, inclusive. Em 2021, foram R$ 517,7 milhões arrecadados apenas neste imposto.

 

Enquanto isso…

Por sua vez, a nova proposta da Administração ao reajuste dos servidores deixa a categoria, sindicatos e vereadores na bronca. A proposta prevê abono de R$ 1 mil para os funcionários da ativa, deixando de lado os inativos. No dia 16, uma audiência pública de autoria do vereador Francisco Nogueira (PT) está agendada.

 

Quem responde?

Será …

que o presidente Bolsonaro vai transmitir o cargo para o seu sucessor, Lula?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.