Carnaval, um bom negócio | Boqnews

Opiniões

25 DE FEVEREIRO DE 2017

Carnaval, um bom negócio

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Mais do que representar o principal ícone da cultura popular nacional, o Carnaval cada vez mais ganha feições de um grande negócio e, por essa razão, tem possibilitado a conquista de dividendos econômicos e sociais. Apesar de atividade essencialmente lúdica, gera também inúmeras oportunidades empresariais e, por consequência, novas e preciosas vagas no mercado de trabalho.

Atualmente, uma ampla cadeia produtiva prospera a partir das festas carnavalescas, movimentando segmentos de entretenimento, vestuário, turismo e de serviços. Há ainda muitos exemplos que denotam outros resultados positivos obtidos pelas atividades relacionadas ao Carnaval, especialmente por também ensejarem um forte estímulo à organização de diversas comunidades, resultando em benefícios e contribuições às áreas assistenciais, de educação e fomento à cultura.

Nesse sentido, o Carnaval tem grande poder de mobilização e, por isso, pode servir como importante instrumento no trabalho de resgate da cidadania nas comunidades mais pobres, vitimadas pela violência comandada pelo tráfico de drogas e pelo abandono do estado no atendimento dos direitos fundamentais. Por essa razão, não há de se questionar o apoio imprescindível dos poderes públicos no desenvolvimento e aprimoramento dos eventos realizados nas principais cidades do País, especialmente os recursos dispendidos para garantir a segurança e infraestruturas necessárias aos turistas e populações locais participantes. Ao contrário, ao potencializar os espetáculos estarão se abrindo novas possibilidades para o aprimoramento e maior profissionalização dessa atividade.

É hora, portanto, de se desvincular o Carnaval dos esteriótipos pejorativos construídos pela ênfase exagerada dada à supervalorização do erotismo e à irreverência espontânea, que invariavelmente são associadas aos conceitos de amadorismo, banditismo e aos atos de irresponsabilidade. Reconhecer e evitar a repetição de equívocos cometidos para reverter essa imagem negativa é uma missão que cabe à sociedade.

Também erram os que pensam que, ao aperfeiçoar a organização e a profissionalização da cadeia produtiva e de serviços ligados aos eventos, estará se alterando a identidade e a essência dos festejos carnavalescos. Na verdade, ao valorizar a principal manifestação popular brasileira será assegurada sua preservação e seu traslado às futuras gerações. O Carnaval pode, sem dúvida, ajudar na formação e consolidação de uma nova imagem para o País, reunindo conceitos positivos que ressaltem a criatividade, beleza e eficiência do povo brasileiro, desde que sejam precedidos por valores de civilidade agregados a um ambiente de paz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.