China parceira ecológica | Boqnews

Opiniões

11 DE JANEIRO DE 2023

China parceira ecológica

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Promissora a possibilidade de novo estágio nas relações China-Brasil.

Além da mudança drástica na condução das relações internacionais, o fanatismo pode ter deixado de observar que a China avançou muito em tema de sustentabilidade.

Assumiu compromissos internacionais de descarbonização.

Adotou tecnologias verdes e, com a disciplina e hierarquia ali reinante, elas ganharam espaço crescente.

Sobretudo nas áreas de energia solar, eólica e na fabricação de veículos elétricos.

Já se fala e se investe em Fundos de finanças verdes, é real o funcionamento do maior mercado de carbono do planeta em Xangai e se constrói em Kuga a gigantesca fábrica de hidrogênio verde, com certeza a maior do mundo.

É flagrante a intenção chinesa de estar na vanguarda da transição para a economia de baixo carbono e isso não é Fake News nem greenwashing, mas deliberação do governo.

Por isso é que o Brasil tem de estar com o seu radar atento e investir numa intensificação do relacionamento com a gigante em população e em crescimento econômico.

Agropecuária de baixo carbono, finanças verdes, mobilidade sustentável, biotecnologia agrícola, energias renováveis, cidades inteligentes, agricultura e indústria 4.0, tudo tem de estar numa agenda pronta para acelerar o estreitamento de uma política de aproximação, tão prejudicada nestes últimos anos.

A China ainda precisa de compensação de sua emissão e o Brasil pode oferecer essa contraprestação, desde que a diplomacia se restabeleça em níveis civilizados e respeitosos.

Ela é a principal parceira do nosso país e adquirirá importância cada vez maior, diante das concretas restrições postas pela União Europeia em relação à República tupiniquim, que aceitou orgulhosa o cognome de “Pária Ambiental”, por sua errática política de destruição da natureza.

Os chineses sabem que a redução das emissões de gases venenosos, causadores do efeito-estufa é urgente e o mais sério desafio posto à humanidade nesta primeira metade do século 21.

O Brasil, se for inteligente – e tudo indica será a partir de 2023 – deverá se aproveitar dessa oportunidade de ouro.

Aprender com a China a preservação de uma cultura milenar e aproveitar cada milímetro das novas tecnologias, a serviço de uma humanidade mais desenvolvida, mais verde e mais fraterna.

José Renato Nalini é reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e autor de “Ética Ambiental”.    

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.