O lamentável acidente ocorrido ao término do desfile da escola de samba Sangue Jovem, que ocasionou na morte de quatro pessoas e enlutou a Cidade, deve motivar um amplo debate envolvendo a comunidade carnavalesca e as autoridades públicas.
Cinzas de Carnaval II
Afinal, o carnaval santista deve ser tratado como uma mera e lúdica festa motivada pela espontaneidade do povo, cada vez mais desmotivado pelo temor da violência e pelas restrições impostas ou como uma oportunidade de fortalecimento da cultura popular, incremento da atividade turística e geração de renda?
Cinzas de Carnaval III
Se há consenso de que Santos pode recuperar o status de cidade carnavalesca, como já teve em passado recente, é importante conhecer as experiências de sucesso obtidas nos grandes centros onde o Carnaval se tornou um ótimo negócio e conta com o apoio da população, como no Rio, Salvador, Recife e São Paulo.
Cinzas de Carnaval IV
Somente com uma maior profissionalização e integração dos vários setores envolvidos será possível potencializar o carnaval santista e torná-lo benéfico para a Cidade. Tudo o mais será amadorismo e risco de repetição de novas ocorrências trágicas.
Quem samba fica…
Sambista de toda a hora e ex-presidente da escola de samba X-9, o vereador e líder da bancada tucana na Câmara santista, Carlos Teixeira Filho, o Cacá, está sendo cotado para comandar uma comissão especial do Legislativo que tratará sobre mudanças e aperfeiçoamento do carnaval da Cidade.
Sem problemas
Em resposta à nota publicada na última edição, dando conta da insatisfação dos professores da rede municipal com o método de distribuição de aulas ocorrido na semana passada – fato relatado em páginas de servidores públicos na rede social Facebook -, a Secretaria de Educação de Santos informa que o processo de atribuição de aulas que é totalmente informatizado aconteceu de forma normal, dentro da legalidade, e que nenhuma reclamação por parte dos professores e equipes técnicas foi registrada.
Lombadas na ZN
O vereador Manoel Constantino (PMDB) solicitou à CET estudos para a instalação de redutor de velocidade tipo lombada eletrônica em ambos os lados da Av. Nossa Senhora de Fátima, próximo aos bancos e ao Bom Prato. Constantino justifica o pedido alegando que a via passou por transformações que refletiram no dia-a-dia dos moradores da Zona Noroeste, com aumento do fluxo de pessoas em um local que possui um trânsito frenético.
Estacionamento via web
Seguindo o modelo do cartão transporte, que agora poderá ser adquirido via internet, o vereador Hugo Duppre (PSDB) pretende insistir na proposta que prevê o pagamento do Estacionamento Regulamentado de Veículos (ER) em Santos pela web. A iniciativa de Duppre segue o modelo adotado em Cuiabá (MT).
Mais chefes do que índios
O quadro de pessoal da Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab) publicado no Diário Oficial de Santos, referente a 31 dezembro último, revela uma realidade no mínimo interessante. Dos 74 cargos permanentes que reúnem profissionais de execução de projetos, ou seja, serventes, carpinteiros, montadores, entre outros profissionais, apenas 41 estavam ocupados.
Mais chefes do que índios II
Em contrapartida, dos 188 cargos da área administrativa, que reúnem advogados, assistentes, técnicos e assessores, entre outros, 100 estavam ocupados. Destes, 70 eram cargos em comissão, ou seja, de livre provimento, quando não há necessidade de concurso. Isso talvez ajude a explicar o fraco desempenho da empresa e seu elevado déficit operacional.
Greve na creche
Os funcionários da creche Pagoba, localizada no Morro do Pacheco, entraram em greve reivindicando pagamentos de salários e outros benefícios atrasados. A unidade atende atualmente cerca de 90 crianças. A informação para a comunidade é que está faltando água no local, o que a Sabesp nega.
Unidos em 2014
O grupo de ex-candidatos a vereador com mais de 500 votos que se uniram para produzir um projeto político em conjunto, encabeçado por Fabiano da Farmácia (PMDB), Fábio Duarte (PSD), Henrique do Fórum (PT), Écio Lescreck (PMN), Caio Nunes (PMDB), Manoel da Regional (PMDB), Manga Filho (PPL) e Jeferson Lopes (PMDB), já articula suas ações para 2014.
Unidos em 2014 II
Na próxima quinta-feira (21), este grupo se reúne com outro similar, só que com ex-candidatos a vereador em São Vicente, para definir um único candidato a deputado estadual dos dois grupos, com apoio de todos. No encontro, também será estudado se o grupo lançará um candidato a deputado federal. O grupo santista também articula em Cubatão, por meio do ex-presidente da OAB local, André Louro.
De volta à ativa
Após merecido descanso, o ex-prefeito João Paulo Papa se prepara para retomar suas atividades profissionais. Ele pretende utilizar sua experiência acumulada ao longo da atividade pública para desenvolver projetos dirigidos à inovação tecnológica voltados para a melhoria das condições de vida da população.
Quem Responde?
Quando…
as prefeituras da região conseguirão colocar em dia os pagamentos atrasados contraídos em exercícios anteriores?
Deixe um comentário