Sol Nascente
José Adelson

Professor de língua japonesa e jornalista.

Classificação de café em Santos

Ao todo, 23 pessoas, sendo 10 japoneses, 10 brasileiros, um belga, um inglês e um peruano, participaram da 64ª edição do curso de Classificação e Degustação de Café de Santos.

30 de julho de 2017 - 14:21

Compartilhe

Classificador de café na Associação Comercial de Santos

Dez japoneses participaram da nova edição do curso. Foto: José Adelson

O curso de Classificação e Degustação de Café de Santos chega a sua 64ª edição despertando interesse em pessoas de diferentes nacionalidades.

A Associação Comercial de Santos vem realizando o curso de degustação de café anualmente.

Nos meses de julho, japoneses que atuam em empresas relacionadas a indústria do café vem a Santos especialmente para o curso.

Fazem parte da turma deste ano um aluno de nacionalidade belga, um inglês e outro peruano, além de 10 japoneses e 10 brasileiros.

As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador há mais de 50 anos, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas (Geléia), José Almeida, Pedro Pascoal e da tradutora e intérprete professora, Sayoko Nakai.

Colheita de café

Os estudantes visitaram uma fazenda de café para conhecer a colheita. Foto: Divulgação

Atividades na fazenda

Durante o curso os alunos visitaram a fazenda Vargem Grande, em Jacutinga, Minas Gerais, e foram recebidos pelos proprietários Adverval e Claudinei Contini, que passaram diversas informações sobre a fazenda que possui 60 mil pés de café plantados, dos tipos Mundo Novo (90%) e Catuai (10%).

Os alunos puderam assistir ainda a colheita manual que estava sendo feita por funcionários. Alguns participaram da abanação e uma aluna pode utilizar a mão mecânica.

Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso.

Oriundos de uma nação acostumada a exportar tecnologia e modernidade pelo mundo, os alunos japoneses que fazem o curso junto aos demais, aprimoram seus conhecimentos sobre os grãos além de descobrirem os segredos daquele que já foi o produto mais exportado pelo Brasil.

Parabéns, Japão!
Parabéns, Brasil!

Curso de desgustação de café

Jovens do Brasil, Japão, Bélgica, Peru e Inglaterra participaram do curso. Foto: José Adelson