Classificação de café | Boqnews

Opiniões

27 DE JULHO DE 2015

Classificação de café

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

cafeA Associação Comercial de Santos vem realizando o curso de Degustação de Café, anualmente, nos meses de julho. Japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vem a Santos especialmente para o curso.

Profissionais de nações da Europa e da América do Sul complementam as turmas de julho. As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador, que durante 55 anos atuou na Stockler Comercial Exportadora, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas (o Geleia) e da tradutora Sayoko Nakai.

Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso. A programação do curso inclui visita à uma fazenda de café, à uma empresa de torrefação e a um terminal de exportação e beneficiamento de café.

Os alunos do curso administrado pela Associação Comercial, que termina na quinta (30), tem 10 japoneses, 1 britânica, 1 italiano, 1 mexicano, além de 8 brasileiros. Assim, eles aprendem os segredos dos grãos mais exportados pelo Brasil e os alunos vão se tornando eficientes no conhecimento dos grãos, algo normal para os nipônicos, um povo acostumado a exportar tecnologia e modernidade para o mundo.

Há cerca de 300 anos o café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado, mas pouco se sabe sobre a maneira como foi descoberto e, quem sabe, em uma próxima oportunidade poderemos dar mais alguns esclarecimentos sobre o tema.

Parabéns, Brasil.
Parabéns, Japão.

naviojaponesMarinha japonesa
A Esquadra de Treinamento da Força Marítima do Japão irá aportar no porto de Santos, trazendo 169 cadetes de primeira viagem, no dia 6 de agosto. A visita acontece após um hiato de sete anos, onde a chegada a Santos será marcada por cerimônia de recepção no cais santista, no dia 5, com o horário ainda a ser definido.

A esquadra é composta de três belonaves: os navios-escola Kashima e Yamagiri, além do navio-escola Shimayuki. Somente os últimos citados passarão pela cidade. Para o dia 7, à noite, a partir das 19 horas, acontece um jantar nas dependências do Estrela de Ouro F. C., patrocinado pela Associação Japonesa de Santos.

Os convites podem ser comprados por R$ 50,00 na secretaria da entidade. Outras informações poderão ser obtidas na secretaria da associação japonesa, conforme a programação a ser  definida pelo Consulado Geral do Japão, em São Paulo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.