Sol Nascente
José Adelson

Professor de língua japonesa e jornalista.

Classificadores de café: do Japão para Santos

A 65ª edição do curso de Classificação e Degustação de Café de Santos, com a presença de jovens japoneses, em destaque na coluna de José Adelson.

01 de agosto de 2018 - 11:26

Compartilhe

A Associação Comercial de Santos está realizando a 65ª edição do Curso de Classificação e Degustação de Café de Santos.

Participam, entre outros, nove japoneses de diversas localidades do Japão. São eles: Ikuto Uehara, Katsuro Doi, Kenta Nakama, Kousuke Nakamura, Miho Sato, Shunsuke Shiba, Shuichi Fukuda, Tabane Imada e Yuta Ishii.

Como já se tornou tradição nos meses de julho, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm até Santos.

Tradição

As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador há mais de 50 anos, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas (o Geléia) e da tradutora intérprete, professora Sayoko Nakai.

Esse curso também tem atividades em uma fazenda de café, onde os alunos podem assistir a colheita manual que é feita no local.

Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso.

Oriundos de uma nação acostumada a exportar tecnologia e modernidade pelo mundo, os alunos japoneses que fazem o curso junto aos demais aprimoram seus conhecimentos sobre os grãos, além de descobrirem os segredos daquele que já foi o produto mais exportado pelo Brasil.

O curso oferece muitas informações e curiosidades sobre o universo do café e os alunos precisarão treinar bastante para adquirirem experiência na área.

Parabéns, Japão!
Parabéns, Brasil!