Clima de Fla-Flu | Boqnews
Foto: Arte Mala

Opiniões

15 DE JUNHO DE 2024

Clima de Fla-Flu

Jairo Sergio de Abreu

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faltando pouco menos de quatro meses para as eleições, o clima de Fla-Flu começa a ganhar proporções preocupantes – e fora das redes de ‘intrigas’ sociais, onde tal fato é uma realidade constante.

Desrespeito I

Durante ato em homenagem aos 261 anos do aniversário do Patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), grupos de apoiadores fizeram questão de literalmente fazer barulho, com vaias e aplausos, com os devidos registros para redes sociais, para mostrar apoio e repulsa aos pré-candidatos à prefeitura de Santos presentes no palco.

Não respeitaram o homenageado, o governador nem as crianças ali presentes. Climas de Fla-Flu preocupa. Foto: Carlos Nogueira/PMS-Divulgação

Desrespeito II

Aliás, total falta de respeito com a data, o homenageado, com as crianças da rede municipal ali presentes, e até com o próprio convidado principal da festa.

Falam tanto em civismo, mas na prática isso fica em segundo plano.

Caldeirão

Além da forma desrespeitosa no tratamento com as autoridades – onde o bom senso deve prevalecer, independente das questões ideológicas – há o risco das palavras de apoio ou rejeição chegarem às vias de fatos, especialmente por simpatizantes de cada candidato.

Dessa maneira, fica o alerta.

Acirramento

Ainda mais pelo fato desta eleição municipal ser uma das mais polarizadas dos últimos 20 anos, podendo levar à ocorrência de atos que podem ter consequências sérias e prejudicar eventuais candidaturas.

Fantasmas do passado

Vale lembrar que tragédias – inclusive com morte de um sindicalista – já ocorreram no final dos anos 80.

Assim, é importante que os pré-candidatos – e depois candidatos –  saibam orientar seus apoiadores para evitar confrontos e atos de violência, que mancham nossa história.

Governador Tarcísio de Freitas recebeu homenagem de alunos da rede municipal e ganhou a medalha José Bonifácio. Foto: Carlos Nogueira

Mimos

Em Santos, o governador foi agraciado pelo prefeito Rogério Santos com a outorga da medalha e diploma ao mérito José Bonifácio.

Não bastasse, ganhou do presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, uma camisa do clube com seu nome e em homenagem a José Bonifácio.

Além disso, garantiu que é pé-quente.

“Torcendo para o Santos FC na Vila, o time não perde”, cravou o governador, flamenguista.

Na atual fase do Peixe, seria importante o governador começar a frequentar a Vila…

Parcerias

Na oportunidade, Tarcísio assinou decretos criando a rota do cicloturismo, o Distrito Turístico de Santos e a liberação de verbas para o futuro Museu Ferroviário, graças à ação do deputado Paulo Correa Jr (PSD).

Além disso, entregou 198 apartamentos no Morro da Nova Cintra e títulos de regularização fundiária em Praia Grande e Bertioga.

Fora do ar I

A 273ª Zona Eleitoral de Santos determinou, em caráter liminar, que a deputada federal Rosana Valle (PL) está proibida de divulgar notícias sobre ineligibilidade contra o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Isso porque ambos são possíveis pré-candidatos à prefeitura.

Fora do ar II

Durante programa de rádio, a deputada chamou Barbosa de “ficha suja” e “inelegível”, o que não corresponde com a realidade, segundo o juiz.

Além disso, o Google também terá que tirar o vídeo do ar, sob pena de multa de R$ 30 mil a R$ 300 mil.

A decisão é do juiz Frederico dos Santos Messias.

 

Saiu

Sem fazer alarde, a Secretaria de Cultura de Santos tem nova titular: Conceição Aparecida Campos Calixto Silva, que substituiu Rafael Leal.

 

Quem responde?

Será…

que teremos gabinetes do ódio – versão municipal – neste ano?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.