No último dia 10 no Facebook aqui da casa fomos contemplados com fotos sob o título Cenas da Cidade, onde demonstravam que funcionários de uma rede de drogarias têm o hábito de colocar, aos domingos à noite, caixas de embalagens que se espalham no canteiro da ciclovia da Avenida Pinheiro Machado na esquina com a Rua Carvalho de Mendonça, causando um mau aspecto no local. Até fogo já fora ateado naquele trecho na semana anterior, quando tal prática já havia ocorrido.
Neste sentido, a Prefeitura de Santos vem instalando contentores e limpando as vias públicas. Destinados a realizar o melhor armazenamento do lixo antes da coleta, os contentores ajudam a melhorar o serviço e manter a limpeza da Cidade. Atualmente, existem quase 2 mil contentores em bairros populosos, conjuntos habitacionais e corredores comerciais. Com a medida, o serviço contempla bairros não atendidos pela coleta seletiva e complementa áreas servidas parcialmente.
Na Zona Noroeste, as principais avenidas e vias secundárias contam com 800 unidades para descarte do lixo doméstico (restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas), deixando os bairros daquele entorno mais limpos.
Nos corredores comerciais do Centro e Gonzaga, são 360 e 320, respectivamente. Outros 302 contentores estão espalhados pelos bairros da Aparecida, no BNH (conjuntos habitacionais do Banco Nacional da Habitação), Vila Pelé I e II, Vila Esperança, Mário Covas, Dale Coutinho, Estradão e Estivadores.
Verde e laranja
Com capacidade para 1.000 litros, os da cor verde são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no equipamento em sacos plásticos fechados. Os de cor laranja servem para materiais recicláveis (papel, vidro, metal, papelão e plástico). Estes devem estar secos e limpos.
Nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. Neste caso, o munícipe deve contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) ou acionar o Cata-Treco pelo 0800-7708770, que retira gratuitamente restos de obras e entulho (máximo de 10 sacos com 10 quilos), com dia e horário agendados previamente.
Portanto, devem os funcionários desta rede de drogarias não só zelarem pela saúde da população como também pela limpeza e conservação de nossa cidade.
Fonte: www.santos.sp.gov.br
Deixe um comentário