Começou o Jogo | Boqnews
Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Opiniões

13 DE JULHO DE 2020

Começou o Jogo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para a realização das eleições municipais, o jogo eleitoral se intensificou nos bastidores da política, com a movimentação de partidos e pretensos candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores.

Começou o jogo II

A desistência do deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) de entrar na disputa pela Prefeitura de Santos, nome até então visto como favorito por liderar as pesquisas de opinião, reascendeu o ânimo de antigos pleiteantes, que agora vêem maiores chances de sucesso.

De volta ao jogo

Não será surpresa diante desse novo cenário eleitoral se o advogado e ex-deputado federal, Vicente Cascione, aparecer na relação de candidatos a prefeito de Santos pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

De volta do jogo II

Apesar de já ter anunciado a disposição de representar o partido na disputa, o sindicalista Décio Clemente admite abrir mão da legenda em prol de Cascione.

Bençãos do Papa

Mesmo que não entre na disputa direta, tudo indica que o ex-prefeito de Santos e ex-deputado federal, João Paulo Papa (PSDB), exercerá papel fundamental nas eleições municipais nas cidades da Baixada Santista.

Bençãos do Papa II

Pelo menos dois pré-candidatos do PSDB tentam a todo custo contar com a experiência de Papa na formulação de seus planos de governo: André Guerato, de Guarujá, e Solange Freitas, de São Vicente.

Sensível diferença I

A aprovação da mudança de datas das eleições municipais guarda um detalhe importante. Se antes, o tempo entre o primeiro e segundo turnos era de 3 semanas (4 e 25 de outubro), a nova data reduziu este espaço para 2 semanas (dias 15 e 29 de novembro).

Sensível diferença II

Assim, um prefeito que tenta a reeleição levará uma grande vantagem se for para o segundo turno – o que geralmente ocorre.
Afinal, terá a máquina administrativa a seu favor e o oponente menos tempo para buscar votos dos indecisos e eleitores dos outros candidatos. O segundo turno só está previsto em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Bela cor dos olhos I

O que surpreendeu é que havia No despacho proferido pelo juiz Leonardo Grecco, que concedeu liminar favorável ao pedido do Ministério Público para paralisar as obras do projeto Novo Quebra Mar, o magistrado usa de ironia ao citar os riscos do início das obras para que sejam entregues até o final do ano, ou seja, antes do término do mandato do prefeito Paulo Alexandre.

Bela cor dos olhos II

Afinal, a empresa Valoriza Energia, que pretende instalar uma planta de incineradores no aterro sanitário Sítio Neves, vai desembolsar R$ 15 milhões pela obra apenas pela expectativa de direito de ver seu projeto aprovado. A autorização, porém, depende de outras esferas, como a Cetesb.

Bela cor dos olhos III

Afinal, lembra o magistrado, fica clara a ligação entre uma coisa (autorização da implantação da usina) e outra (início das obras no emissário). “Mesmo porque o empreendedor não investiria tamanha quantia em uma obra pública apenas e tão somente pela bela cor dos olhos da cidade de Santos”, disparou.

Ainda sobre a orla…

Falando ainda sobre as polemicas obras na orla da praia, chamam a atenção os valores pagos pelas tão propaladas placas escritas com a palavra orla. Avaliadas em R$ 240 mil, elas representam o maior custo, de forma individual, de todas as benfeitorias que estão sendo executadas – algo em torno de 12% do total.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.