Como Nuvem | Boqnews
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Opiniões

30 DE JULHO DE 2021

Como Nuvem

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Política é como nuvem. Olha, ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. A frase do político mineiro Magalhães Pinto ficou eternizada, mas atual. Tal cenário pode ser confirmado na pesquisa Enfoque/Boqnews divulgada nesta edição e nas redes sociais.

Em baixa

Por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com 55,22% dos votos válidos no primeiro turno e 71,35% no segundo dos santistas, amarga uma queda na sua popularidade, a exemplo do que ocorre em outros levantamentos nacionais.

Ilha

Mesmo assim, se dependesse dos santistas, hoje venceria no 1º turno seu principal oponente, o ex-presidente Lula, conforme o levantamento – ao contrário do que ocorre nas pesquisas nacionais. Ou seja, apesar da queda, mantém eleitores fiéis na Cidade.

Equilíbrio

Já o governador João Doria – que perdeu tanto no primeiro como no segundo turno em Santos para Marcio França, cuja atuação política surgiu na Baixada, tem uma aceitação ligeiramente mais positiva que negativa.

Pé direito

Por sua vez, o prefeito Rogério Santos, que venceu as eleições com pouco mais da metade dos votos dos santistas em novembro passado, tem tido uma aceitação positiva por parte do eleitorado nestes primeiros meses de mandato.

Viva a vacina!

Uma das razões seria a vacinação contra a Covid. Santos se destaca no cenário nacional de vacinados. A ação atende a todos os munícipes, independente se usam ou não os serviços de saúde municipais. Como os resultados são positivos, o cenário se reflete na avaliação ao governo.

Esquentando as temperaturas

Ainda que as temperaturas estejam baixas, na política nacional elas já fervem. E vão subir ainda mais a partir desta semana. Com a retomada das atividades legislativas, a movimentação se intensificará visando a polêmica reforma política e a inclusão do voto impresso auditável.

Preocupação

Durante participação no Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, da Boqnews TV, a fundadora da Rede, a ex-ministra Marina Silva considera temerária a proposta do Distritão, que irá prejudicar os partidos programáticos, como Rede e PCdoB.

Alerta

A proposta da reforma também reduz a participação feminina, hoje em 30%, e coloca em pauta o plebiscito em 2024 para a escolha do futuro sistema político: presidencialismo, parlamentarismo e semi-presidencialismo à brasileira, medida a vigorar a partir de 2027.

Ressentimento

Também em entrevista ao Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, o ex-governador Marcio França teceu sérias críticas ao prefeito de Guarujá, Valter Suman, que deixou o PSB para se abrigar no ninho tucano.

Congestionamento à esquerda

A ex-prefeita e vereadora Telma de Souza (PT) colocará seu nome na disputa eleitoral em 2022 para tentar voltar à Câmara Federal. Outros nomes da esquerda, como seu colega petista, os edis Francisco Nogueira e Débora Camilo (PSOL) também pleiteaim concorrer no mesmo cargo. Há espaço?

Quem Responde?

Será…
que agora que a Prefeitura subsidiará a tarifa em até R$ 800 mil/mês, a empresa de transporte coletivo vai colocar álcool em gel nos ônibus?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.