Agora é Com Você!
Rubens Amaral

Médico e apresentador do programa Agora é Com Você - Santa Cecília TV

Consultas em grupo

05 de maio de 2014 - 08:54

Compartilhe

Eu não sinto o que você sente, refere um paciente. Eu tenho dores na nuca quando acordo, diz outro. Por que tenho que tomar esse remédio duas vezes ao dia se o amigo ali disse que só toma uma vez? Relatos de pacientes na consulta em grupo, uma nova alternativa para controle das doenças crônicas não transmissíveis. Grupo de doenças que não são transmitidas biologicamente.

Hipertensão, diabetes, obesidade, câncer, doenças obstrutivas pulmonares, osteoporose, artrose.

O sucesso do tratamento dessas doenças crônicas está muito longe de atingir resultados auspiciosos, pois os doentes não aderem aos tratamentos para toda a vida e sofrem com as complicações.

As doenças crônicas não transmissíveis não ocorrem sob o aspecto biológico, porém sob o aspecto sociológico seguem, “socialmente”, sendo altamente contagiosas perpetuando um ciclo maléfico no qual as consultas médicas convencionais não têm tido muito sucesso.

Setenta e dois por cento das mortes que ocorrem no mundo são causadas por hábitos e estilo de vida não saudáveis. Tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo são responsáveis por quatro doenças crônicas, como diabetes tipo II, cardiopatias, doenças pulmonares e câncer que sozinhos causam mais de 50% das mortes do mundo(estudo 3FOUR50).

Desde 2012, na Universidade da Virgínia (EUA), a consulta em grupo tem se mostrado efetiva.Doze pacientes se reúnem para conversar sobre suas doenças, suas crenças, seus hábitos,suas dificuldades, desafios e dúvidas. Recebem orientações, ficam conhecendo o porquê das medicações, os eventuais efeitos colaterais e indesejáveis, entendem os exames a que são submetidos, discutem sobre alimentação, atividade física, sono, emoções e sentimentos, tudo sob a orientação de um médico.A dúvida de um pode servir para o outro.

A medicação de um pode não servir para o outro. O sintoma de um é diferente do outro. Pacientes conscientes de sua condição assumem o controle de suas doenças com a ajuda de semelhantes numa cumplicidade e confidencialidade grupal, sob coordenação médica. Palestra gratuita sobre o método pode ajudar no controle de sua doença e mudar seu futuro.Tel: 3224-4222 ou email:renata@rubensamaral.com.br

Agora é com você. Transforme o conhecimento em comportamento.