Consumo de cultura | Boqnews

Opiniões

26 DE OUTUBRO DE 2020

Consumo de cultura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O levantamento ouviu, por telefone, 1.521 indivíduos, de 16 a 65 anos, em todas as regiões do país, entre os dias 5 e 14 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Um dado complicado mostra também que em tempos de internet, principalmente na questão da educação nesse período, 7% dos brasileiros não tem acesso algum à internet, sendo a região Norte a que tem o maior número de desconectados no país, com 42% entre os que não acessam ou acessam pouco a web e seus conteúdos.

Ainda segundo a pesquisa, as regiões metropolitanas são mais conectadas que o interior. Engajamento virtual em cultura é maior entre aqueles que experimentaram atividades presenciais do gênero nos últimos 12 meses antes da pandemia.

Levantamento sobre os hábitos culturais no ambiente virtual durante a pandemia, realizado pelo Itaú Cultural e Datafolha, indica que 57% dos brasileiros passaram a usar mais a rede, 36% mantiveram o padrão de acesso desde o início da suspensão social e 7% reduziram suas atividades virtuais. De acordo com o levantamento, 71% declararam acessar a web todos os dias, enquanto 29% estão no grupo dos que nunca acessam ou o fazem com pouca frequência. As regiões metropolitanas são, por sua vez, os recortes geográficos mais conectados do país, respectivamente, com 49% de indivíduos que declararam estar sempre ou quase sempre conectados. No interior, o índice é de 41%.

Consumo virtual

O levantamento investigou também os hábitos de consumo cultural na web. Entre os que acessam a internet, 84% dizem ouvir música na rede, 73% declaram assistir filmes e séries e 60% dizem assistir shows no ambiente virtual. A leitura de livros digitais foi mencionada por 38% do extrato dos que acessam a rede, mesmo índice dos que mencionaram cursos livres como atividade realizada no período. Jogos eletrônicos foram apontados por 34%, seguidos por webinars (32%), atividades infantis (28%), podcasts (26%), espetáculos de teatro (21%) e visitas a museus e exposições (17%). 5% não responderam.

Manutenção e hábito

A intenção de continuar a fazer estas atividades virtuais após a pandemia cai ligeiramente em todos grupos. Mas entre os que assistem shows (60%) a queda é maior. A intenção de manter a prática cai para 53% após a pandemia (7 pontos percentuais de perda de adesão). Assistir filmes e séries na web também perderá adeptos. 73% dizem adotar a prática neste momento de suspensão social, mas 69% pretendem continuar a realizar este tipo de atividade quando a crise for superada (retração de 4 pontos percentuais).

“A arte existe porque só a vida não basta” – Ferreira Gullar

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.