Agora é Com Você!
Rubens Amaral

Médico e apresentador do programa Agora é Com Você - Santa Cecília TV

Delícias que nos matam

20 de março de 2014 - 18:39

Compartilhe

Nas rodas de conversa, nas caminhadas pela praia ou mesmo tomando uma cerveja o assunto colesterol está sempre em pauta.
As gorduras entopem nossas artérias, causam infarto, angina, acidentes vascular cerebral, insuficiência renal, enfim vão nos enferrujando e aumentando rapidamente nossa idade biológica a ponto de, muitas vezes, observarmos amigos e amigas que parecem ter muito mais idade do que aparentam.
São as gorduras saturadas e trans, o colesterol, os carboidratos e o excessivo consumo de calorias representados pelos pastéis, coxinhas, salgadinhos, frituras em geral, bolachas, carnes, massas, pães, doces, bolos que, deliciosos ao paladar, sorrateiramente, vão nos enganando e quando damos conta já estamos entupidos. Nossa qualidade de vida vai para a cucuia.
No entanto, somente cerca de 30% da taxa de colesterol no nosso sangue (plasma) provém da dieta, os outros 70% dependem de nosso metabolismo interno, muitas vezes determinado pelos nossos genes.
Assim, se você não está conseguindo controlar seu colesterol e triglicérides com dieta e exercícios converse com seu médico, pois talvez seja necessário algum tipo de medicamento.
Conheça os valores do colesterol e dos triglicérides divulgados pela V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e prevenção da Aterosclerose  nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia em outubro de 2013.