Desafios do Ensino Médio | Boqnews
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Opiniões

17 DE MARÇO DE 2023

Desafios do Ensino Médio

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Como já era esperado, a implementação da nova modalidade de Ensino Médio enfrenta inúmeras dificuldades para atender a contento as demandas existentes em todas as regiões do País.

Concebido com o objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes considerando as novas exigências e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Sem dispor de infraestrutura mínima para a manutenção dos alunos em tempo integral e de número de docentes qualificados em quantidade suficiente para oferecer o ensino técnico profissionalizante, boa parte das escolas dificilmente conseguirá alcançar os índices de excelência exigidos pelo programa.

As razões para essa dicotomia há muito estão evidenciadas pela deficiência latente do sistema educacional brasileiro.

E a ausência de professores com competência e disposição para forjar gerações melhor preparadas para as exigências atuais e futuras é a face mais preocupante dessa realidade.

Diversos indicadores não deixam dúvidas de que décadas de negligência governamental, salários baixos e relatos de condições de trabalho inadequadas afastaram da docência a maioria das pessoas com os melhores desempenhos enquanto estudantes.

Nos últimos anos, a procura por cursos de formação pedagógica e licenciatura foi reduzida pela metade, um hiato que, sem dúvida, produzirá reflexos ainda mais prejudiciais se não for revertido.

A negligência com as políticas de educação também condenou o trabalhador brasileiro à desqualificação.

Setores como metalurgia, construção civil , saúde e de tecnologia encontram dificuldades de contratar profissionais em quantidade suficiente para atender suas necessidades, uma tendência que agora começa a afetar outros segmentos importantes como os ligados às áreas de turismo e da indústria.

A tarefa de preparar a mão de obra necessária para alavancar o desenvolvimento brasileiro passa obrigatoriamente pela política de educação que valoriza o ensino básico e profissionalizante, este último muitas vezes considerado uma atividade menor.

Para tanto, há necessidade de priorizar o setor educacional por meio da valorização salarial – para torná-lo atrativo – e a realização de investimentos contínuos na infraestrutura das escolas e na capacitação permanente dos professores.

Sem isso, dificilmente será possível tornar o novo modelo de Ensino Médio capaz de efetivamente formar novas gerações de profissionais capacitados para ocupar, com eficiência e responsabilidade, as vagas oferecidas em escolas de todas as localidades brasileiras.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.