O atraso no envio dos carnês do IPTU em Santos, algo inédito na história recente da Cidade, tem trazido transtornos para os munícipes. Afinal, com mais de 20% da população idosa, muitos não têm acesso à internet, nem a uma impressora para imprimir o novo boleto em substituição ao recebido no carnê entregue atrasado.
Volume considerável
A despeito de todos os carnês já terem sido emitidos até a última sexta (21), cerca de 65 mil ainda não foram enviados pelos Correios aos munícipes, especialmente em bairros como Campo Grande, Vila Belmiro e Marapé.
Como fazer?
Assim, moradores têm enfrentado dificuldades, pois nem todos têm acesso à internet e impressora para imprimir a segunda via atualizada com a nova data de pagamento para a primeira parcela (dia 28). Além disso, a opção para impressão no Poupatempo é complexa, pois precisa ser agendada e há dificuldades de locomoção para idosos, ainda mais em tempos de pandemia.
E fevereiro está chegando
Não bastassem os boletos de janeiro, o pagamento do IPTU de fevereiro de alguns bairros ocorre já na primeira semana. Ou seja, muitos terão que pagar dois meses com poucos dias de diferença. Espera-se que a prefeitura prorrogue também o prazo, pois o cidadão não tem culpa do transtorno provocado por ela própria.
Lockdown já
Um dos maiores neurocientistas do mundo, o médico Miguel Nicolelis defendeu um lockdown no País para evitar que o sistema de saúde entre em colapso novamente em decorrência do avanço da Ômicron, como ocorreu no ano passado com a Delta/Gama.
Participação ilustre
Nicolelis, que curte férias em Santos, cidade que visita desde a infância, participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, onde discorreu sobre sua preocupação com a explosão de novos infectados e a alta das internações hospitalares. Ele também comentou sobre o Instituto Santos Dumont, referência na área de neurociência no Brasil e na América Latina, que ele idealizou e funciona em Macaíba, no interior de Natal (RN).
Antes do horário
Apesar de encerrar as atividades às 17 horas, conforme placa exposta no lado externo, o Panteão dos Andradas, no Centro Histórico, tem fechado mais cedo, frustrando os que querem conhecer o histórico local.
Melhorias urgentes I
Espera-se que a prefeitura de Santos promova melhorias em pelo menos dois dos três pontos históricos que comemoram um século em setembro- a Bolsa do Café, o terceiro monumento que completa 100 anos é mantido pelo Governo do Estado – dentro das comemorações do centenário da Independência. Na praça Rui Barbosa, o monumento em homenagem ao padre Bartolomeu de Gusmão teve as placas furtadas, impossibitando a identificação no espaço.
Melhorias urgentes II
No Gonzaga, a Praça Independência precisa melhorias nos mosaicos portugueses e melhor sinalização da ciclovia, pois os abusos são contínuos. Sem contar que aos pés do monumento aos Andradas, o local virou ‘banheiro’ ao ar livre.
À espera
Há muita expectativa no meio jurídico para saber quem será o novo diretor do Fórum de Santos, cuja decisão será conhecida em fevereiro.
Quem Responde?
Será..
que a tão propalada ligação seca Santos-Guarujá vai sair do papel?
Deixe um comentário