Do que morreremos? | Boqnews

Opiniões

16 DE SETEMBRO DE 2011

Do que morreremos?

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o começo do século passado, vivíamos pouco. Ainda adolescentes tínhamos que casar, ter filhos rapidamente, pois a velhice aos 50 anos era penosa, mórbida e representava o fim do ciclo. Com a microbiologia e suas vacinas, tendo a ciência em evolução, fomos descobrindo meios de prolongarmos a vida. O recém-nato, hoje, sai da maternidade com o BCG e já se previne da tuberculose. Receberá vacinas até a idade adulta e, portanto, não padecerá de tétano, caxumba, varicela, sarampo, pólio, hepatites e tantas outras.


Já mais adulto não vindo a falecer de acidentes de trânsito, por armas de fogo ou branca, ficará sujeito ou exposto ao álcool, cigarro e ou drogas. Passando incólume por esses fantasmas, entrará no mundo do trabalho, da competição, saboreando estresse, ansiedade e decepções.


Com sorte, aprenderá a lidar com isso tudo e tocará a vida. Passará pela segunda e terceira décadas e aí começarão os problemas. As mulheres terão que prevenir o câncer de mama e colo uterino rotineiramente enquanto os homens serão perseguidos pelo fantasma do câncer prostático.


Com periodicidade, homens e mulheres deverão fazer exames para estudo do colesterol, diabetes, tiróide alem de avaliação cardiológica e oftalmológica. Bons médicos rastrearão com mais firmeza câncer de intestino e mama se houver quadros familiares indicando forte tendência genética.


Nos fumantes, pesquisa-se rotineiramente este mal nos pulmões, sendo que se a prática do fumo for associada ao etilismo crônico aumenta-se a incidência de tumores de esôfago, estomago e pâncreas. Efeito acumulativo de sol em nossa pele durante décadas de infância e adolescência acarretará no aparecimento de lesões malignas em áreas expostas. Certas profissões expostas a gases, vapores e pós induzirão ao aparecimento de leucemias e linfomas. Portanto, caro leitor, tenha uma vida saudável, seguindo algumas regras:


1. Não fume, pois mesmo uma pequena quantidade de tabaco pode fazer um grande estrago;


2. Não abuse de bebidas alcoólicas, principalmente se estiver violando a regra numero um;


3.Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha. O contato com alguns vírus transmitidos por via sexual, como o HPV e o HIV podem desencadear no surgimento de alguns tipos de câncer;


4.O sexo seguro é caminho, ainda, para se evitar os vírus da hepatite B (para qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.


5.Evite o consumo excessivo de açucares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas;


6.Vale reforçar a importância de evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, como é o caso de enlatados, embutidos e fast foods em geral;


7.Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h. Na praia ou na piscina, lance mão, também, de barreiras físicas, como chapéu, camiseta e guarda-sol;


8.Pratique atividades físicas todos os dias. Recomenda-se que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos;


9.Mantenha-se atento à sua saúde. Procure assistência medica caso note qualquer anormalidade em seu corpo;


10.Faça um check-up anual e realize todos os exames de diagnostico precoce (screening) indicados pelo seu medico. Esta também é uma atitude fundamental.Viva a Saúde!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.