Doenças Sociais | Boqnews

Opiniões

11 DE JUNHO DE 2015

Doenças Sociais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Entre as muitas doenças que acometem o ser humano fruto dessa “modernidade patológica” gostaria de me ater a duas delas que aumentam em incidência (número de novos casos), assim como em prevalência (casos já existentes): Ansiedade e Depressão.

No início dos anos 2000, a Organização Mundial da Saúde informava que uma em cada quatro consultas recebiam como prescrição um ansiolítico ou um antidepressivo. Sem medo de errar, esse número, no mínimo, duplicou.

Por Ansiedade se entende a preocupação excessiva, a tentativa de viver o amanhã esquecendo o hoje, o agora. Falar demais, escutar de menos, não confiar em nada, ter medo das coisas e do futuro, uma loucura a se instalar num grande número de brasileiros, tenho a impressão, especialmente de 10 anos para cá.

Por Depressão se entende a melancolia, a tristeza, o pessimismo, o desânimo, o desinteresse, a falta de motivação e vontade de viver, o medo, a insegurança e até o desespero. Você se encaixa em alguma dessas duas condições clínicas? Com certeza conhece muitas pessoas ansiosas e/ou depressivas.

Bem, mas o que todos nós queremos saber é por que essas doenças estão aumentando, principalmente, entre nós, brasileiros. Doenças sociais que têm, a meu ver, em sua base fisiopatológica (ramo da medicina que estuda a natureza, a base e as causas das alterações morfológicas e funcionais das doenças) a falta de esperança e o medo.

E por que isso ocorreu? Esta é a pergunta que não quer calar. Por causa da Mentira Social. Nesta última década fomos bombardeados pela Mentira que, em organismos algo predispostos, geram Ansiedade e Depressão, ambas doenças do Desalento Social
Triste, já não tão alegre como outrora, o povo brasileiro descobriu que lhe roubaram a paz, a tranquilidade, os valores e a saúde emocional.

Como terapêutica de uso contínuo prescrevo a leitura diária da Bíblia, onde Mentira não existe. Agora é com vocês. Transformem o conhecimento em comportamento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.