Domingo do caos | Boqnews

Opiniões

13 DE MAIO DE 2011

Domingo do caos

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Leitor: prepare-se. Se você pretende passear com a família neste domingo (15), aproveite para fazê-lo a pé. Isso, se não chover, pois a previsão meteorológica não é animadora. Supondo, porém, que ela esteja errada. Afinal, é domingo, dia de curtir a família e assistir ao futebol. Tente levar as crianças a tiracolo e aproveite o ar puro. Porém, é melhor deixar o carro, moto e até a bicicleta na garagem. Nem ouse andar de ônibus. Talvez, não chegue ao destino a tempo.


Motivos não faltam. Na realidade, apenas um: a ausência de planejamento por parte de organizadores de eventos que promovem suas atividades, provocando alterações no cotidiano das pessoas, sem qualquer preocupação em saber os impactos para os cidadãos.


Neste domingo (15), seis eventos importantes acontecerão: a prova de pedestrianismo 10 Km Tribuna FM/Unilus; a final do campeonato paulista na Vila Belmiro entre Santos e Corinthians; a Virada Cultural; o Feirão da Caixa, que ocorre na Arena Santos, na Vila Mathias; o concurso para preenchimento de vagas nos Correios, que ocorre na Universidade Santa Cecília, no Boqueirão, e de estágios no governo paulista, na Escola Estadual Primo Ferreira, na Vila Belmiro.


Com tantos eventos simultâneos, transtornos serão inevitáveis para milhares de pessoas que não participarão de quaisquer das atividades. Isso, porém, poderia ser evitado. A Federação Paulista havia divulgado no final do ano passado o calendário  do torneio. Portanto, havia a possibilidade da final do campeonato ocorrer em Santos, no dia 15 de maio. A chance seria pequena, mas previsível. A hipótese, no entanto, se confirmou. E agora?


Além disso, a própria Virada Cultural foi anunciada com antecedência. Em razão dos outros eventos, a festa acabará mais cedo, pois não há efetivo policial e de trânsito suficiente para comportar tantas atividades simultâneas e garantir a segurança coletiva.


Conforme o 6º BPMI/P5,  foram suprimidas as folgas de todos os policiais  e reforçado o policiamento desde sábado (14), a partir das 16 horas, em razão do início da Virada Cultural. Além disso, devido ao bloqueio de vias importantes para a realização da prova de pedestrianismo, o deslocamento ficará impraticável em alguns trechos, dividindo literalmente a Cidade ao meio. Sem falar na feira, que ocorrerá na Avenida Francisco Glicério, mas entre a Bernardino de Campos (Canal 2) e Rua Pasteur, no Gonzaga. Caos e reclamações não faltarão.


Azar dos 3.759 candidatos que tentam vagas para os concursos dos Correios e dos estágios ao governo paulista. Portanto, se você não tem qualquer relação com alguma destas atividades, é melhor ficar em casa para não se aborrecer. E torcer para ninguém ficar doente e precisar ir ao hospital. Portanto, ligue a TV, leia um jornal ou continue dormindo. Será melhor.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.