Pelo menos 335 mil santistas já foram vacinados contra a Covid-19, colocando a cidade entre as líderes neste assunto. No entanto, em relação à dose de reforço (terceira), a situação é bem diferente.
30 mil
O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, estima que entre 34 a 30% da população vacinada ainda não retornou para tomar a dose de reforço dentro do prazo previsto – agora reduzido para quatro meses, conforme determinação do governo paulista. Em números, são cerca de 30 mil santistas que deveriam retornar para tomar a dose de reforço e ainda não o fizeram, o que preocupa.
Abaixando a faixa etária
Dessa forma, a partir de segunda (6), a atual faixa etária – hoje em 40 anos – será diminuída (provavelmente para 30 anos). Catapreta apela para as pessoas não baixarem a guarda. Ainda mais em razão da circulação da Ômicron, nova variante que já circula em São Paulo, e que ainda é uma dúvida sobre os seus impactos.
Observação
Catapreta, que participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta sexta (3), salientou que ainda é cedo para tomar qualquer decisão sobre o Carnaval, a ser realizado em fevereiro.
Fogo amigo
Durante a sessão da Câmara na última quinta (3), impressionou a quantidade de críticas disparadas pela base de sustentação do prefeito Rogério Santos. Sérgio Santana (PL) criticou o fechamento prévio dos quiosques tanto nas vésperas como nos dias de Natal e Ano Novo. Já Augusto Duarte (PSDB) questionou a demora da Prefeitura em instalar a iluminação natalina.
Em resposta I
Durante coletiva na sexta (3), o prefeito confirmou o fechamento das atividades comerciais na orla a partir das 20 horas do dia 31 até às 6 horas do primeiro dia de 2022. Mas apenas nesta data, contrariando a informação divulgada no Legislativo.
Em resposta II
Quanto à iluminação natalina, ela será lançada no dia 10 de dezembro, incluindo não só a orla, mas também outros pontos da Cidade, como Zona Noroeste, área continental, Morros e no Centro Histórico, que contará com uma programação natalina especial.
Esquecido
Com mestrado sobre o tema, além de cerca de 40 artigos científicos sobre a presença de animais nas praias, o médico Marcos Caseiro, funcionário da Prefeitura, não integra o comitê municipal para analisar os impactos ambientais da presença de cães nas praias. Espera-se que o ‘esquecimento’ não seja uma represália pelo fato do médico ter entrado recentemente no PT.
Luta
A vereadora Audrey Kleys (PP) está empenhada em buscar uma solução para a continuidade da Orquestra Pão de Açúcar, após o instituto divulgar oficialmente o seu encerramento apenas na unidade de Santos, após mais de 20 anos de existência e 15 mil jovens formados. Espera-se sensibilidade das autoridades públicas e privadas para que o importante serviço permaneça.
Piquenique
Com os abusos cada vez mais frequentes nos jardins da orla, onde até piqueniques estão sendo realizados, o ex-vereador Sadao Nakai lamenta a falta de sinalização informando sobre a proibição.
Quem Responde?
Onde…
será que os tutores estão colocando os dejetos dos seus pets que costumam frequentar as praias?
Deixe um comentário