É preciso manter a chama | Boqnews

Ponto de vista

23 de dezembro de 2016

É preciso manter a chama

Os seguidos escândalos provocados por denúncias relacionadas à Operação Lava-Jato e seus tentáculos atingindo praticamente todos os partidos aliado ao descalabro e erros econômicos dos últimos anos e as denúncias de corrupção que atingem a alta cúpula do governo Temer – inclusive o próprio – conseguiram afetar diretamente o ânimo da população para uma data tão marcante como o Natal.

O desemprego em alta, aliado à recessão, falta de crédito, taxas de juros astronômicos e o enxugamento da circulação de recursos atingiu o bom humor do brasileiro, que anda desanimado. As luzes natalinas, um dos ícones desta data tão festiva, simplesmente sumiram dos edifícios e áreas públicas. Na orla santista, principal cartão postal, as parcas luzes nem lembram a data, situação acompanhada por boa parte dos prédios que optaram em limitar sua decoração natalina – ou simplesmente a ignoraram.
Por sua vez, é possível ver outras edificações que mantêm a chama acesa. Um belo exemplo ocorre na Igreja Coração de Maria, onde o espírito e as luzes de Natal brilham mais forte.

A questão da iluminação apenas serve para ilustrar o grau de desânimo que atinge as pessoas, graças aos maus políticos que, com sua ganância, desejo de poder e superioridade, apagaram uma das principais características dos brasileiros: a alegria.

Infelizmente, 2016 é um ano que precisa ser esquecido. A população agora percebe que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não foi o suficiente para uma mudança radical na política e na economia. No início, até que os investidores ficaram animados, mas a cada semana novos escândalos envolvendo o atual governo desvendaram as velhas raposas de Brasília.

E isso não se limita ao Executivo, mas também ao escárnio que determinados senadores e deputados fazem com o dinheiro público, algo não tão distante aos feudos e egos do Judiciário, onde alguns dos seus membros gostam tanto de holofotes que ao abrir a geladeira já começam a palpitar.

Se a situação federal é crítica, quiçá nos Estados e municípios. Moradores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul sentem na pele o estado falimentar que seus governantes deixaram. No Rio, aliás, o ex-governador Sérgio Cabral é o exemplo cabal do político corrupto. Quem diria que por trás daquela imagem de bom moço escondia uma velha e gulosa raposa…

Por fim, os municípios são os que mais sentem os reflexos desta tragédia. Afinal, são neles onde as pessoas vivem. Segundo pesquisa realizada em 4.376 cidades (80% do total no País) pela CNM – Confederação Nacional de Municípios, 47,3% dos prefeitos deixarão restos a pagar para seus sucessores. O que, em alguns casos, significa o mesmo representante, que foi reeleito. Ou seja, a reeleição foi o bônus e a dívida, o ônus.

Assim, com este cenário, o desânimo até se justifica. Cabe-nos enxovalhar os maus políticos, pois eles não têm o direito de tirar este sentimento das pessoas. Afinal, Natal é momento de alegria e reflexão. Está na hora das pessoas reverem seus atos. Darem uma chance a si e defenestrarem os maus políticos antes que eles exterminem até o sentimento natalino.

Fernando De Maria
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.