É urgente adotar fontes de energia limpa | Boqnews

Opiniões

18 DE ABRIL DE 2023

É urgente adotar fontes de energia limpa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lutamos diariamente para evitar uma catástrofe climática e a janela para que isso não aconteça está se fechando rapidamente.

Esse é o alerta da ONU na edição 2022 do “The Sustainable Development Goals Report”, que aborda o avanço dos sete ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Mudanças bruscas de temperatura, recordes de calor e frio, secas profundas, nevascas e inundações são intempéries que a cada dia tornam-se mais comuns, afetando bilhões de pessoas em todo o mundo e provocando mudanças potencialmente irreversíveis em diversos ecossistemas.

Certamente o mundo tem avançando em direção a metas de energia sustentável, no entanto, o ritmo atual de progresso ainda é insuficiente para alcançar a Meta 7 dos ODS, que prevê a garantia de acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos até 2030.

Melhorias na eficiência energética, por exemplo, precisam ser mais ágeis para atingir a meta climática de redução do efeito estufa.

Milhões de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade e ainda existem grandes disparidades no acesso à energia sustentável.

Desta forma, descarbonizar o planeta é uma das metas que os países de todo o mundo precisam estar comprometidos.

Na busca pela pegada neutra de carbono, um futuro net-zero, as empresas buscam soluções sustentáveis de energia verde, com tecnologias e processos certificados.

Já em relação à emissão de gases de efeito estufa, diversos processos de verificação e de auditoria que vão desde as instalações até a fabricação de produtos, garantem maior aderência aos objetos da Meta 13.

Essa transição rumo a um futuro mais sustentável não é uma opção, é uma obrigação, é essencial para a sobrevivência das próximas gerações.

Mas não é um desafio que você precisa enfrentar sozinho.

As fontes de energia verde, sem resíduos de CO2, são renováveis, sazonais e não armazenáveis.

Neste contexto o hidrogênio verde, como uma fonte de energia limpa, produzido a partir de fontes renováveis de energia, ganha destaque como um vetor da transição da matriz energética, uma vez que o resultado de sua produção gera apenas vapor d’água e não deixa resíduos no ar.

Em todos os setores industriais, o hidrogênio é cada vez mais considerado como uma fonte de energia do futuro.

Um estudo da Goldman Sachs – “Hydrogen Equity Research 2022” aponta que o mercado para geração de hidrogênio atinja cerca de US$ 250 bilhões até 2030, com potencial de chegar a mais de US$ 1 trilhão até 2050.

Contar com processos transparentes e certificados permite ao fabricante, gerador ou distribuidor, documente sua produção ecologicamente correta, fortalecendo a confiança de seus clientes em suas ações e a garantia de produção uma energia realmente verde.

Luiz Eduardo Carvalho é gerente de Novos Negócios na TÜV Rheinland Brasil

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.