Edição extraordinária | Boqnews
Fachada da prefeitura de Santos. Foto: Nando Santos/Arquivo

Opiniões

06 DE MARÇO DE 2021

Edição extraordinária

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em edição extraordinária publicada, às 14h20 de sexta-feira (5), no Diário Oficial, foram divulgados os serviços que poderão ou não funcionar em Santos ao longo da fase vermelha determinada pelo Governo do Estado, a vigorar a partir deste sábado (6) até 19 de março, inicialmente.

Lista extensa I

Estão proibidos o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, comércio ambulante e prestadores de serviços em geral. Mas é longa a lista de exceções.

Lista extensa II

Estão liberados para funcionar serviços ligados à área de saúde, como clínicas médicas, odontológicas e atividades físicas individuais, além de escolas e estabelecimentos de educação profissionalizante, hipermercados, feiras livres, açougues, quitandas e peixarias.

Lista extensa III

Também estão liberadas clínicas veterinárias, lojas de venda de água mineral, padarias, postos, agências bancárias e casas lotéricas, unidades dos Correios, bancas, oficinas mecânicas, hotéis, pensões e até motéis.

Lista extensa IV

A ampla lista inclui lojas de materiais de construção, lavanderias, lojas de conveniência, estacionamentos – exceto com manobrista, além de igrejas e templos. Tais estabelecimentos deverão limitar o acesso a 30% da capacidade. E não poderão servir refeições no local.

Cultos com regras

Quanto aos cultos e missas, eles deverão encerrar suas atividades até às 19h30 e fechar até às 20 horas. Também ficará vedado o consumo de alimentos, refeições e bebidas após às 20 horas, em áreas públicas, inclusive em praças, parques, orla e praias. Nas praias, apenas esportes individuais, como caminhada, banho de mar ou corrida serão permitidos.

Pagando o preço

Por ter uma capacidade maior de leitos disponíveis para atendimento a pacientes Covid-19, Santos tem recebido moradores de outras localidades fora da Baixada Santista que estão sendo internados em UTIs. A preocupação é que cresça a demanda de forma que prejudique o atendimento a pacientes da Cidade e região. Um triste dilema.

Na lista

Pelo menos 1703 municípios brasileiros já manifestaram o interesse em aderir ao consórcio público, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos, para aquisição de vacinas contra a Covid. Juntas, estas cidades somam 125 milhões de brasileiros, mais da metade da população.

Da região

Da Baixada Santista, seis cidades aderiram à proposta: Praia Grande, Cubatão, Santos, Guarujá, Peruíbe e Mongaguá.

Ampliando as vagas I

Nos próximos dias, usuários do Mercado de Peixes poderão contar com um espaço adicional para estacionamento. A empresa responsável pelo novo centro de convenções aguarda autorização da Secretaria de Finanças para estar habilitada a explorar o estacionamento – que será cobrado – no local, com capacidade para 400 veículos. Assim, os motoristas que não conseguirem estacionar ao lado do mercado, com 40 vagas, poderão fazê-lo no do empreendimento.

Neto do Rei

A Secretaria de Planejamento e Inovação de Santos ‘comprou’ o passe de um atleta promissor. Com passagem por times, como Cruzeiro e Santos FC, Octavio Felinto Neto foi nomeado coordenador de Operações e Inteligência da pasta, nível C-2. Felinto é filho da ex-vereadora Sandra Arantes, falecida em 2006; portanto, neto do Rei Pelé.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.